A rodada, encabeçada pela empresa de consultoria e investimento VectoIQ, liderada por Steve Girsky, inclui investimentos adicionais dos parceiros de montagem de caminhões Navistar e do Grupo Traton da Volkswagen, de uma operadora ferroviária de carga e de uma varejista de alimentos, de acordo com as fontes que preferiram se manter anônimas antes do anúncio formal. Girsky, que também é presidente da startup de caminhões a hidrogênio Nikola, não quis comentar.
LEIA MAIS: Kelly Baptista, da Fundação 1Bi: “Queremos reduzir o apartheid tecnológico do Brasil”
Fundada em 2015 pelo cientista da computação Xiaodi Hou quando ele estava terminando seu doutorado na Caltech, a TuSimple tem feito movimentos rápidos para colocar caminhões autônomos na estrada — entre as concorrentes diretas da startup estão a Waymo, líder de longa data em veículos sem motorista, e as startups Embark Trucks e Kodiak. A empresa também possui acordos para desenvolvimento de tecnologia com a Traton e Navistar (adquirida recentemente pela Traton), transporta cargas para clientes como a United Parcel Service e tem 48 caminhões autônomos operando em rodovias no sudoeste dos Estados Unidos. (Atualmente, a operação conta com motoristas de segurança que permanecem ao volante o tempo todo.)
Além disso, as fontes disseram sem mais detalhes que a TuSimple pretende eventualmente listar ações por meio de um IPO tradicional.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.