Walmart vai testar entregas com veículos elétricos autônomos

12 de novembro de 2020
Divulgação

Em parceria com a General Motors, empresa tenta alcançar meta de redução de emissões de carbono

O Walmart quer saber se as entregas robotizadas se encaixam em suas operações de varejo, por isso, está lançando um programa piloto com a Cruise, empresa apoiada pela General Motors, usando o carro elétrico da startup de tecnologia para transportar mantimentos para clientes no subúrbio de Phoenix, no Arizona.

O projeto começa no início de 2021 e usará veículos movidos a bateria da Cruise em uma frota teste em Scottsdale, Arizona, disse Tom Ward, vice-presidente sênior de produto do Walmart, em um blog post na terça-feira (10). Ward disse que a eletricidade usada para carregar a frota autônoma vem inteiramente de recursos renováveis, o que ajuda a meta do varejista de reduzir as emissões de carbono em suas operações.

LEIA MAIS: Walmart vende operações na Argentina para varejista local

“Os clientes podem fazer um pedido em sua loja local e recebê-lo, sem contato, por meio de um dos carros automáticos totalmente elétricos da Cruise”, disse Ward. “A tecnologia tem o potencial não apenas de economizar tempo e dinheiro dos clientes, mas também de ser útil para o planeta, é a tecnologia que todos nós queremos aprender mais.”

O número de veículos a serem usados, os termos financeiros do projeto e outras informações ainda não estão disponíveis. O Walmart começou a trabalhar no projeto com a empresa autônoma Waymo na área de Phoenix em 2018 (usando suas minivans Pacifica Hybrid, que são apenas parcialmente movidas a eletricidade).

A pandemia desacelerou os planos de expansão de desenvolvedores de robotáxis como Cruise e Waymo, mas aumentou os esforços para usar a tecnologia para entregas sem contato e em operações de logística. A Waymo adicionou seu serviço à distância, que vai desde a coleta de pacotes de correio até o transporte de cargas em minivãs, e outra startup de tecnologia do Vale do Silício, Nuro, continuou a arrecadar fundos para seu negócio de robôs de entrega, também usada em testes por Walmart, Kroger e CVS.

A Cruise tem se concentrado principalmente em aperfeiçoar sua frota autônoma para transporte de passageiros em São Francisco, onde a empresa está sediada.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.