Spotify lança plataforma de assinatura de podcast para competir com a Apple

27 de abril de 2021
Pavlo Goncha/Getty Images

Expansão do novo recurso para outras regiões está nos planos da plataforma para os próximos meses

O Spotify lançou hoje (27) uma plataforma de assinatura paga para podcasters nos Estados Unidos, uma semana após a Apple lançar um serviço similar. O streaming planeja expandir o novo recurso para outras regiões nos próximos meses.

Em comunicado, a empresa explicou que um produtor de conteúdo pode marcar episódios como exclusivos para assinantes, e publicá-los no Spotify e em outras plataformas de podcast.

LEIA TAMBÉM: Spotify permite que usuários ouçam conteúdo em aplicativo do Facebook

O Spotify, serviço de streaming de música pago mais popular do mundo, disse que não ficará com uma comissão da receita de assinantes dos criadores de podcast nos próximos dois anos, mas planeja cobrar uma taxa de 5% a partir de 2023.

As lojas online, como a loja de aplicativos da Apple, geralmente cobram dos desenvolvedores uma taxa pelas compras feitas em suas plataformas.

A Apple é concorrente do Spotify para streaming de música e, no início deste mês, revelou uma plataforma de assinatura que custará US$ 19,99 por mês e fornecerá aos criadores as ferramentas necessárias para oferecer assinaturas de podcast.

Agora, o Spotify selecionou 12 podcasters independentes para publicar conteúdo bônus somente para assinantes. A empresa expandirá o recurso para mais criadores nos próximos meses.

A “National Public Radio” (NPR) publicará cinco programas sem anúncios para assinantes pagos a partir de 4 de maio.

VEJA MAIS: Como o Vimeo se transformou em uma empresa de bilhões de dólares

O Spotify tem ampliado o foco no segmento ao gastar mais de meio bilhão de dólares na compra das plataformas de podcast Gimlet e Anchor e da empresa de anúncios para podcast Megaphone.

A nova ferramenta de assinatura usa a plataforma da Anchor. O streaming também está testando um sistema que produtores de conteúdo em outras plataformas com bases de assinantes podem entregar conteúdo pago usando o Spotify. (Com Reuters)

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.