Com mais de 3.000 clientes corporativos de 150 indústrias diferentes, a Cobli oferece uma plataforma de gestão de frotas que permite acompanhar, em tempo real, todos os veículos de uma operação. Para isso, a startup utiliza recursos da chamada Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), instalando sensores nos automóveis, que captam dados e os transmitem para um sistema, que unifica todas as informações. Assim, quem contrata o serviço consegue avaliar o consumo de combustível, verificar a velocidade dos veículos, roteirizar rotas mais eficientes em tempo e gerar alertas para manutenções.
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O apelo da utilização de dados para a gestão de frotas foi o que chamou a atenção dos investidores nesta nova rodada. “Estamos animados em nos juntar e apoiar a missão de trazer insights e eficiência para as frotas em toda a América Latina”, afirma o investidor do Softbank, Matt Pieterse. Para o diretor da Qualcomm Ventures, Michel Glezer, que também participou da captação, a startup possui um produto que está alinhado com o futuro do setor. “Os veículos conectados tornaram-se um dos mais importantes motores de transformação para os setores automotivo e de logística. Estamos entusiasmados por investir na Cobli para acelerar a adoção de frotas conectadas.”
Com o caixa recheado, a startup deve refinar os seus sistemas de captação e análise de dados, que compõem a plataforma utilizada pelos clientes. “Queremos conectar cada vez mais veículos e frotas para utilizarmos as informações para beneficiar as empresas”, diz Mourad. “Vamos investir bastante em melhorias no tratamento e refinamento dos dados, além de melhorar nossas análises preditivas, que aconselham otimizações de processos.” Para incrementar mais a coleta de informações, a Cobli planeja não só utilizar sensores nos automóveis, mas também embarcar câmeras para avaliar o comportamento de direção e promover a segurança dos veículos.
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Outro ponto de atenção será no desenvolvimento de novas soluções para a sua plataforma por meio de parcerias. “Nossos dados também podem ajudar os nossos clientes com produtos que não são nossos”, diz Mourad. “Sabemos, por exemplo, que nossos consumidores gastam muito dinheiro com combustível e seguros e temos como ajudá-los nisso.”
Um exemplo dessa estratégia é a parceira da logtech com as empresas Alelo e Sodexo – ela mapeiam o preço da gasolina nos postos, enquanto a Cobli pesquisa qual é a melhor opção para abastecimento em uma rota determinada. A próxima solução conjunta desenvolvida pela empresa de Mourad e Treacy é voltada para o setor de seguros. “Queremos ajudar as companhias parceiras a colocarem outras variáveis no cálculo do seguro, que vão além dos dados demográficos, como idade, gênero e localização, e incluem informações comportamentais na direção.”
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