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Juntas, as integrantes da lista The Cloud 100 possuem valor de mercado de US$ 514 bilhões, quase o dobro de um ano atrás
A sexta edição da lista The Cloud 100 , que reúne as principais empresas privadas do mundo na nuvem, produzida em parceria com a Bessemer Venture Partners e a Salesforce Ventures , reconhece os destaques na categoria, de pequenas startups a gigantes apoiadas por capital privado. As empresas da nova lista, que vêm de lugares distantes como Dublin, na Irlanda, e Bangalore, na Índia, foram selecionadas com base em fatores como crescimento, vendas, avaliação e cultura, além de uma pontuação de reputação obtida em consulta com 34 juízes – CEOs e executivos de seus pares em empresas públicas.
O ano foi recheado de grandes números. A Stripe , de volta ao topo da lista após um hiato de um ano, é a startup de maior valor nos Estados Unidos: US$ 95 bilhões. A segunda colocada, a Databricks , está avaliada em US$ 28 bilhões, o que a colocaria na metade do índice S&P 500 se fosse pública. Combinadas, as 10 maiores empresas privadas na nuvem valem espantosos US$ 190 bilhões. Isso inclui a plataforma de open banking Plaid , no sexto lugar, que retorna à lista depois que sua aquisição planejada pela Visa caiu em janeiro, e a sétima colocada, a Figma , o mais novo lançamento de software de design, que sobe 22 posições depois de uma recente avaliação de quase US$ 10 bilhões.
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Do ano passado para cá, 17 empresas da lista tornaram-se públicas, enquanto 29 recém-chegadas integram a nova edição.
Embora a lista seja diversificada geograficamente, com 12 empresas sediadas fora dos EUA e outras fundadas internacionalmente, menos progresso foi feito na diversidade de liderança. Apenas seis empresas da Cloud 100 são dirigidas por mulheres, como Melanie Perkins no Canva .
Veja, na galeria de fotos a seguir, o top 10 da empresas privadas na nuvem:
1. Stripe Ano de fundação: 2009 Valor de mercado: US$ 95 bilhões Setor: software de pagamentos Financiamentos: US$ 2,2 bilhões da Sequoia, Andreessen Horowitz, Tiger Global e outros Estimativa de receita anual: mais de US$ 1 bilhão Localização: Dublin (Irlanda) e São Francisco (EUA) Funcionários: 4.000 Fundadores: Patrick Collison (CEO) e John Collison Seu software permite que as empresas, de pequenas startups a Amazon e Zoom aceitem pagamentos online em mais de 100 países. Na era da Covid 2020, a companhia cresceu mais de 50%, segundo estimativas da MuffetNathanson. Anunciou, recentemente, novos recursos de banking as a service por meio dos quais os clientes da Stripe podem deixar seus próprios clientes administrarem o dinheiro, efetuar pagamentos e ganhar juros. more 2. Databricks Ano de fundação: 2013 Valor de mercado: US$ 28 bilhões Setor: plataforma de dados focada em IA Financiamentos: US$ 1,89 bilhão Estimativa de receita anual: US$ 250 milhões Localização: São Francisco (EUA) Funcionários: 2.300 CEO: Arsalan Tavakoli, Ion Stoica, Andy Konwinski, Reynold Xin e Patrick Wendell, Ali Ghodsi (CEO) e Matei Zaharia Sob o comando do CEO Ali Ghodsi, a Databricks alcançou um patamar elevado de crescimento, quando comparado ao ex-CEO e cofundador Ion Stoica, que saiu do cargo em novembro de 2015. Com Ghodsi no comando, a startup cresceu 110 vezes em valor de mercado e chegou a uma receita estimada de US$ 250 milhões em 2020. Hoje, a companhia tem mais de 5.000 clientes utilizando o seu software, que conecta bancos de dados internos de corporações e, por meio de inteligência artificial (IA), realiza análises preditivas sobre o negócio. more 3. Canva Ano de fundação: 2012 Valor de mercado: US$ 15 bilhões Setor: software de design Financiamentos: US$ 360 milhões Estimativa de receita anual: US$ 500 milhões Localização: Sydney (Austrália) Funcionários: 1.700 Fundadores: Melanie Perkins (CEO), Cliff Obrecht (COO) e Cameron Adams A empreendedora australiana Melanie e o cofundador e COO Cliff Obrecht tiveram um ano notável. Eles se casaram em janeiro e, três meses depois, a empresa fundada em 2012 em Perth levantou US$ 71 milhões em financiamento, elevando sua avaliação para US$ 15 bilhões - o suficiente para fazer dos dois novos bilionários, com patrimônio de cerca de US$ 2 bilhões cada. Atualmente, 55 milhões de clientes – 3 milhões deles pagantes – usam as ferramentas, entre eles, Airlines American, Kimberly-Clark e Salesforce. more 4. HashiCorp Ano de fundação: 2012 Valor de mercado: US$ 5,1 bilhões Setor: automação de infraestrutura Financiamentos: US$ 349 milhões Estimativa de receita anual: não divulgado Localização: São Francisco (EUA) Funcionários: 1.500 Fundadores: David McJannet Fundada em 2012, a HashiCorp é uma companhia de tecnologia que oferece plataformas para que corporações possam automatizar sua infraestrutura de tecnologia na nuvem. Os seus principais produtos, Terraform, Consul e Vault, possuem aplicações para estruturação de sistemas, cibersegurança e conectividade, respectivamente. Conta, atualmente, com 2.000 clientes em 14 países. more 5. Toast Ano de fundação: 2012 Valor de mercado: US$ 8 bilhões Setor: software para restaurantes Financiamentos: US$ 896 milhões da TCV, Tiger Global Management, Bessemer Venture Partners e outros Estimativa de receita anual: não revelado Localização: Boston (EUA) Funcionários: 2.000 Cofundadores: Aman Narang, Steve Fredette e Jonathan Grimm (CTO) CEO: Chris Share Os softwares da empresa para restaurantes gerenciam pagamentos, reservas, pedidos online, processamento de folha de pagamento e programas de fidelidade. A companhia disponibilizou empréstimos de US$ 250 mil para pequenas empresas em 2019. Processa dezenas de bilhões de dólares por ano para restaurantes como B.Bood, uma rede de saladas e hambúrgueres com cerca de uma centena de lojas. more 6. Plaid Ano de fundação: 2013 Valor de mercado: US$ 1,3 bilhão Setor: plataforma de open banking Financiamentos: US$ 734 milhões de Kleiner Perkins, Andreessen Horowitz, NEA e outros Estimativa de receita anual: US$ 170 milhões Localização: São Francisco (EUA) Funcionários: 828 Cofundadores: Zach Perret (CEO) e o ex-CTO William Hockey Sua tecnologia ajuda apps de fintechs, como Robinhood, Coinbase e Venmo, a se conectarem às contas bancárias dos clientes, levando os consumidores fazem depósitos e pagamentos. No início de 2021, a Plaid anunciou novos recursos, fazendo com que os consumidores trocassem, facilmente, seus bancos de depósito direto e permitindo que os credores confirmem rapidamente a renda dos mutuários e avaliem o risco. Possui, atualmente, mais de 4.500 clientes. more 7. Figma Ano de fundação: 2012 Valor de mercado: US$ 9,8 bilhões Setor: software de design Financiamentos: US$ 333 milhões Estimativa de receita anual: US$ 75 milhões Localização: São Francisco (EUA) Funcionários: 389 Cofundador e CEO: Dylan Field O software de colaboração e prototipação em design da Figma é utilizado por uma série de empresas, como Airbnb, BMW e Zoom, para o desenho de novos produtos digitais. A empresa tem expectativa de dobrar sua receita em 2021, saindo dos US$ 75 milhões registrados no ano passado para US$ 150 milhões neste ano. more 8. SeviceTitan Ano de fundação: 2013 Valor de mercado: US$ 9,5 bilhões Setor: softwares para construtores Financiamentos: US$ 1,09 bilhão da Tiger Global e Sequóia Estimativa de receita anual: US$ 250 milhões Localização: Glendale (EUA) Funcionários: 1.600 Cofundadores: Ara Mahdessian (CEO) e Vahe Kuzoyan Mahdessian e Kuzoyan, que se conheceram durante uma viagem de esqui para estudantes universitários armênios, construíram a empresa originalmente para ajudar seus pais, ambos empreiteiros, a conduzirem melhor seus negócios. Hoje, a ferramenta da desenvolvedora é usada por mais de 7.500 clientes que trabalham com serviços de climatização, encanamento, elétrica e outros. more 9. Checkout.com Ano de fundação: 2012 Valor de mercado: US$ 15 bilhões Setor: plataforma de pagamentos Financiamentos: US$ 830 milhões Estimativa de receita anual: não revelado Localização: Londres (Inglaterra) Funcionários: 1.400 CEO: Guilaume Pousaz Por meio de tecnologia e a construção de APIs, a fintech Checkout.com oferece uma solução que conecta grandes bancos com lojas virtuais, funcionando tanto como processadora das transações, quanto como adquirente. Pizza Hut, L’Occitane, Samsung e Swarovski são algumas das corporações que utilizam sua plataforma. Com mais de 940 funcionários em 17 escritórios pelo mundo, a companhia de Londres, no Reino Unido, alcançou um valor de mercado de US$ 15 bilhões depois de receber um aporte de US$ 450 milhões na sua série C. more 10. Freshworks Ano de fundação: 2010 Valor de mercado: US$ 3,5 bilhões Setor: engajamento do cliente Financiamentos: US$ 326 milhões Estimativa de receita anual: US$ 300 milhões Localização: San Mateo (EUA) Funcionários: 4.100 CEO: Girish Mathrubootham A plataforma de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, em português) permite que empresas integrem canais de comunicação internos e externos em um único local. Com mais de 40 mil clientes no mundo, a companhia teve receita recorrente anualizada de US$ 300 milhões em 2020, um crescimento de 40% perante o ano de 2019. Em sua última rodada de investimento, em janeiro do ano passado, captou US$ 85 milhões e complementou sua série H de US$ 150 milhões. more
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