Feira de mobilidade: mountain bike elétrica é destaque da Specialized

23 de setembro de 2021
Divulgação/Specialized

Mountain bike elétrica Specialized Turbo Tero

De hoje (23) até 25 de setembro, acontece em São Paulo o 16º “VE Latino Americano – Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”. O evento reúne novidades sustentáveis de mobilidade, como bikes e patinetes elétricas, carros híbridos e autônomos. É também uma oportunidade para que representantes do setor discutam as novas possibilidades da tecnologia disruptiva e inovação para uma vida mais sustentável nas cidades.

Uma das novidades da feira é a super mountain bike da bicicletas Specialized, a Turbo Tero. O modelo foi criado para performance tanto em trilhas nas montanhas quanto no ambiente urbano e tem um motor Turbo Full Power 2.2 que quadruplica a potência das pedaladas. Facilita a vida do ciclista em trilhas íngremes, mas também dá uma boa ajuda nas ladeiras da cidade. “O transporte é o maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa e a bicicleta é uma ferramenta poderosa na luta contra as mudanças climáticas”, diz Uirá França, responsável pela área de treinamentos da Specialized no Brasil.

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A Turbo Tera tem um tanto de tecnologia integrada ao seu funcionamento. Vem com um controlador que armazena na nuvem informações sobre o pedal, assistência e atualizações remotas. A ideia é criar uma espécie de inteligência para que bicicleta e ciclista fiquem mais integrados e para que o movimento seja mais natural, como se a bike se ajustasse ao dono com o uso. No guidão, um mostrador informa quanta potência o ciclista precisa para chegar ao lugar que programou.

O MasterMind, seu software de controle, usa um sistema para controle de movimento e, assim, previne assaltos e acidentes. Em caso de roubo, esse sistema impede o funcionamento do motor, que só pode ser desbloqueado por senha. A função pode ser acionada por meio do app do MasterMind no celular ou pelo controle remoto do guidão. “A capacidade de carga também é um diferencial: não há nenhuma bicicleta no mercado que consiga puxar até 27 quilos”, diz França, algo que a Tero faz por meio de racks acoplados ao quadro. E, para evitar o aumento de lixo eletrônico, a Specialized está desenvolvendo parcerias para dar um destino adequado às baterias que chegam ao fim da vida útil.

 

 

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