Feira de mobilidade: mountain bike elétrica é destaque da Specialized

Nova bicicleta da fabricante norte-americana tem sistema eletrônico de segurança e vai bem nas ruas e nas trilhas.

Mateus Omena
Compartilhe esta publicação:
Divulgação/Specialized
Divulgação/Specialized

Mountain bike elétrica Specialized Turbo Tero

Acessibilidade


De hoje (23) até 25 de setembro, acontece em São Paulo o 16º “VE Latino Americano – Salão da Mobilidade Elétrica e Cidades Inteligentes”. O evento reúne novidades sustentáveis de mobilidade, como bikes e patinetes elétricas, carros híbridos e autônomos. É também uma oportunidade para que representantes do setor discutam as novas possibilidades da tecnologia disruptiva e inovação para uma vida mais sustentável nas cidades.

Uma das novidades da feira é a super mountain bike da bicicletas Specialized, a Turbo Tero. O modelo foi criado para performance tanto em trilhas nas montanhas quanto no ambiente urbano e tem um motor Turbo Full Power 2.2 que quadruplica a potência das pedaladas. Facilita a vida do ciclista em trilhas íngremes, mas também dá uma boa ajuda nas ladeiras da cidade. “O transporte é o maior responsável pelas emissões de gases de efeito estufa e a bicicleta é uma ferramenta poderosa na luta contra as mudanças climáticas”, diz Uirá França, responsável pela área de treinamentos da Specialized no Brasil.

LEIA TAMBÉM: Samsung negocia próxima geração de chips para direção autônoma com Tesla

A Turbo Tera tem um tanto de tecnologia integrada ao seu funcionamento. Vem com um controlador que armazena na nuvem informações sobre o pedal, assistência e atualizações remotas. A ideia é criar uma espécie de inteligência para que bicicleta e ciclista fiquem mais integrados e para que o movimento seja mais natural, como se a bike se ajustasse ao dono com o uso. No guidão, um mostrador informa quanta potência o ciclista precisa para chegar ao lugar que programou.

O MasterMind, seu software de controle, usa um sistema para controle de movimento e, assim, previne assaltos e acidentes. Em caso de roubo, esse sistema impede o funcionamento do motor, que só pode ser desbloqueado por senha. A função pode ser acionada por meio do app do MasterMind no celular ou pelo controle remoto do guidão. “A capacidade de carga também é um diferencial: não há nenhuma bicicleta no mercado que consiga puxar até 27 quilos”, diz França, algo que a Tero faz por meio de racks acoplados ao quadro. E, para evitar o aumento de lixo eletrônico, a Specialized está desenvolvendo parcerias para dar um destino adequado às baterias que chegam ao fim da vida útil.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

 

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: