Várias companhias de caminhões autônomos preparam o lançamento de rotas sem motoristas nos próximos anos e começaram a se aliar com parceiros na indústria e clientes em um esforço para tornar a tecnologia uma realidade lucrativa.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
“Caminhões nos permitem construir um negócio lucrativo e em escala que pode financiar desenvolvimento adicional de transporte urbano, reduzindo o custo de hardware”, disse Sterling Anderson, co-fundador da Aurora e vice-presidente de produto. O executivo fez os comentários no terminal de caminhões da companhia em South Dallas, onde investidores, analistas e jornalistas andaram em um dos caminhões autônomos com dois motoristas de segurança presentes.
Os motoristas atualmente representam nos Estados Unidos mais de 40% do custo por milha percorrida e não podem dirigir por mais de 11 horas por dia, restrições que não se aplicariam para os caminhões autônomos.
A Aurora, que planeja abrir o capital neste ano com um valor de mercado de US$ 13 bilhões, projeta atingir equilíbrio financeiro em 2027, mas Sterling não revelou quando a empresa espera obter lucro líquido.
Sterling afirmou que o serviço de transporte urbano vai se concentrar inicialmente em aeroportos e distritos de negócios que não exigem que os veículos naveguem por ambientes urbanos complexos.
A companhia enfrenta competição de empresas que incluem Waymo, do Google; Argo, apoiada pela Ford e Volkswagen, e Cruise, controlada pela General Motors. A empresa enfrenta também competição da startup chinesa TuSimple.
A capacidade de fazer parcerias vai ser importante para o negócio, disse Sterling. A Aurora se aliou com as fabricantes de caminhões PACCAR e Volvo, com a Toyota e com a Uber Technologies. (Com Reuters)
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.