Segundo levantamento feito pela consultoria Atlantico, aportes em empresas tecnológicas latino-americanas emergentes na primeira metade do ano somaram US$ 9,3 bilhões, mas esse montante deve ser superado com folga na segunda metade do ano.
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O número de startups investidas também deve ser recorde, chegando a cerca de 800, ante 526 no ano passado e 614 em 2019, de acordo com a Atlantico.
Por segmentos, o financeiro segue liderando, respondendo por cerca de 40% dos valores captados, com destaque para bancos digitais brasileiros Nubank, C6 e Neon.
Como consequência desse movimento, o número de unicórnios, jargão do mercado para startups avaliadas em ao menos US$ 1 bilhão, tem se multiplicado rapidamente na América Latina. Segundo a Atlantico, eram quatro em 2018, subiram a 18 no ano passado e devem chegar a 26 até dezembro próximo.
“Alguém pode argumentar que tem uma exuberância, mas algumas startups já estão perto de dar lucro”, disse Vasconcellos, o que justificaria em crescimento sustentável de vários negócios.
Os dados mostram como a América Latina rapidamente se tornou o destino mais cobiçado de grandes investidores globais em negócios de tecnologia, uma vez que o isolamento social adotado para conter a pandemia da Covid-19 desde o ano passado acelerou fortemente a migração de negócios para o ambiente online.
Na semana passada, o japonês SoftBank lançou um fundo de US$ 3 bilhões para investir em empresas de tecnologia na América Latina, tentando repetir o sucesso de seu primeiro fundo de 5 bilhões na região.
O Mercado Livre prevê fechar 2021 com oito centros de distribuição no Brasil e inaugurar mais um em 2022, usando parte de seu investimento previsto para 2021, de 10 bilhões de reais.
E o Magazine Luiza pretende dobrar sua área de logística de entregas até 2023 para 2 milhões de metros quadrados, com 450 centros de distribuição e a inauguração de mais 341 lojas. (Com Reuters)
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