Sim, falar de propósito atualmente pode até parecer um conceito batido, mas Camila dá exemplos práticos de como aplicá-los neste Dia do Empreendedorismo Feminino. “Propósito une nossas três marcas e ele se define em devolver. Nada do que eu pego para fazer é apenas por fazer. Sempre vem primeiro a pergunta, antes do dinheiro: isso faz sentido? É legal? Eu gosto disso? Eu me orgulho disso? Sim. Então vamos em frente.”, afirma Camila reforçando que se a primeira pergunta não for respondida por um sim não faz sentido responder a segunda.
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Para Camila, ser uma mulher empreendedora no Brasil se define em: lidar com os desafios de empreender como a burocracia, por exemplo, e também com o próprio fato de ser mulher. “Ser uma líder mulher, às vezes faz com que tenhamos certas atitudes mais firmes que, se um homem tivesse, não seria tão questionado. Às vezes as pessoas colocam a gente como ‘nossa, que grossa’, sendo que estamos simplesmente sendo firme em um momento que se faz necessário. Mas graças a Deus não é uma coisa que me incomoda tanto, me incomoda mais as burocracias e as dificuldades práticas”, pontua.
O poder de mudança da liderança
Nesta trajetória de mais de 15 anos desde a criação do Garotas Estúpidas, em 2006, Camila explica que uma das principais mudanças em sua forma de pensar ocorreram de forma gradual, como um processo. “Tenho muito mais clareza do que eu quero a longo prazo, no meu futuro. Isso me dá segurança para dizer alguns nãos. Definir as coisas que eu vou fazer, onde vou colocar meu tempo, minha energia, minha disponibilidade. E isso exige muita maturidade. Gerir pessoas também é uma missão gigante. Um dos maiores desafios de empreender, eu diria, é lidar com pessoas e reter talentos. Isso leva a ter uma maturidade, pede um autoconhecimento. A gente precisa se conhecer para conseguir ser um bom líder.”
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Para as mulheres que buscam dicas de como seguir Camila reforça: “se eu pudesse voltar no tempo eu diria: segue em frente. Eu não sou uma pessoa de me arrepender. Tudo eu acho que tem um porquê. Eu confio muito nisso, então acho que isso me dá tranquilidade. Então, se uma coisa não acontece, acho que não era pra acontecer mesmo e porque vem outra coisa melhor. Eu sigo assim.”
O futuro da GE Beauty e o que esperar do live-commerce
Sobre live-commerce, uma das principais tendências para a Black Friday, e uma tecnologia da qual Camila entende muito, ela ainda espera uma adesão maior ao formato. “Eu fico até curiosa pra entender por que o live-commerce ainda não foi trazido para o Brasil com mais popularidade, porque na China isso já é muito grande, tudo se faz por esse canal, é como se fosse uma loja mesmo. Eu acredito muito nesse modelo e acho que também vai ser algo default e as pessoas vão contratar vendedores para as lojas considerando esse skill de vender online também porque o ambiente de venda digital está ficando maduro numa velocidade muito grande. Eu acho que quando chegar vai ser avassalador.”