Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Globo entra em nova fase de digitalização com aposta em Cloud

Globo entra em nova fase de digitalização com aposta em Cloud

Paulo Rabello, diretor do hub de operações de conteúdo, fala sobre os primeiros meses da parceria com o Google e o impacto da nuvem na transformação digital da empresa

Luiz Gustavo Pacete
10/12/2021 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Paulo Rabello: “Nossa relação com o Google é de médio e longo prazo e ela não é baseada apenas na transformação da Globo, mas foca no ecossistema” (Crédito: Globo-João Miguel)

Quem chega aos Estúdios Globo, antigo Projac, entre Jacarepaguá e Curicica, no Rio de Janeiro, geralmente espera esbarrar em atores, apresentadores e nomes famosos da TV. A magia do entretenimento dificilmente deixa alguém sem fazer uma selfie com um famoso ou registar cenas clássicas de um camarim, figurino ou da cidade cenográfica. Existe, no entanto, um outro mundo funcionando ali, menos tangível ou sedutor, porém, vital para que o trabalho de centenas de diretores, roteiristas, produtores e artistas ganhe forma e chegue de forma rápida a milhões de brasileiros por meio de várias plataformas.

O processo de transformação digital e integração vivido pelas empresas do Grupo Globo, nos últimos dois anos, que deu origem à Globo, depende de muita tecnologia e uma fase de transição que remete a uma estrutura robusta de dados e engenharia. Anunciada em abril deste ano, a parceria entre Google Cloud e Globo tem duração de sete anos e é decisiva para esse momento. Paulo Rabello, diretor do hub de operações de conteúdo da Globo, explica que a tecnologia em nuvem já afeta a captação, produção e distribuição de conteúdo. “Neste ano, realizamos um evento por semana que contou com um sistema de captação baseado em cloud. Para 2022, a meta é ter um por dia facilitado pela tecnologia”, explica. O primeiro grande evento da Globo a ser transmitido integralmente baseado em nuvem será a cobertura das Olímpiadas de Inverno que ocorre em fevereiro na cidade de Pequim, na China.

LEIA TAMBÉM: Interação entre Lu do Magalu e Anitta contou com tecnologia de Fortnite

Um passo importante desta digitalização foi a venda do Data Center próprio que a Globo mantinha e de onde o Globoplay surgiu. “Tínhamos estruturas físicas robustas no Rio de Janeiro e em São Paulo com servidores 100% dedicados. Hoje, vendemos parte desses espaços e ainda temos um acordo de uso por um período. No entanto, a possibilidade de migrar nossos dados para a nuvem traz ganho de eficiência e maior integração com nossos pontos de presença, chamados de POPs, que já chegam a 100 em todo o Brasil”, explica Paulo. Os POPs são espécies de retransmissores de sinais que já se utilizam de uma estrutura montada em várias partes do Brasil, fruto da parceria da Globo com suas afiliadas.

Área de pós-produção da Globo, no Rio de Janeiro, que conta com cloud e métodos ágeis de gestão (Crédito: Luiz Gustavo Pacete)

Essa explicação técnica, em outras palavras, faz com que a empresa tenha seu conteúdo principal baseado na nuvem do Google e utilize os POPs para oferecer qualidade de carregamento próximo a casa das pessoas. “Nossa relação com o Google é de médio e longo prazo e ela não é baseada apenas na transformação da Globo, mas conforme avançamos no teste e desenvolvimento de tecnologias, também impacta em todo um ecossistema que é beneficiado”, diz Paulo, reforçando que o aumento considerável no número de eventos no próximo ano, estruturados na nuvem, ocorre exatamente para que Google, Globo e os parceiros possam testar, corrigir e identificar pontos de evolução da tecnologia.

O mundo dos games e e-sports

Desde 2016 a Globo transmite torneios de e-sports. O mais tradicional, Campeonato Brasileiro de League of Legends (CBLoL), serviu de aprendizado para a empresa, não só na maneira de interagir com os fãs, mas principalmente nas novas dinâmicas de recebimento e transmissão de conteúdo. “Os torneios de e-sports foram muito diferentes para nossa dinâmica, pela primeira vez recebemos o sinal pela internet e isso nos ajuda a entender novas formas e possibilidades de transmissão. Outro ponto importante é que o formato dos e-sports em relação à simplicidade de uma transmissão também nos traz muitas referências”, explica Paulo.

Outro avanço importante dessa digitalização é o aumento do uso de tecnologias imersivas. A Globo utiliza, por exemplo, a plataforma Unreal Engine, a mesma aplicada em jogos como Fortnite, da Epic Games, que permite melhor definição e precisão nos movimentos dos personagens. Em novembro, durante a Black Friday, a interação entre a Lu, influenciadora virtual do Magazine Luiza, e a cantora Anitta, no palco de uma live ao vivo, contou com essa tecnologia e outros conceitos de imersão. “Tínhamos uma dublê nos Estúdios Globo cujos movimentos eram transmitidos em tempo real para o palco projetado na Lu, isso é mais um exemplo da capacidade de experimentar novas formas de tecnologia”, reforça. Por fim, Paulo destaca que todo esse processo compõe o desafio da Globo em tornar-se cada vez mais uma mediatech, em outras palavras, uma grande empresa de mídia que orienta sua maneira de produzir conteúdo com base em tecnologia.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • cloud
  • DIGITALIZAÇÃO
  • globo
  • google
  • Tecnologia
  • transformação digital

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

  • Nelson e Anne Wilians Representarão o Brasil no “Brasil Global 200 Anos”, em Cannes

  • Mariangela Hungria Conquista o Nobel da Alimentação

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.