Na CES, que aconteceu no início do mês de janeiro, houve dois anúncios realmente significativos na arena de carros inteligentes que agora me fazem acreditar que a Apple precisa criar o seu veículo para ser competitiva na próxima década. A primeira prioridade será nos óculos AR e a realidade mista. Mas um carro inteligente da Apple pode e deve ser a próxima grande coisa que ajude a impulsioná-los no futuro.
Os planos da Sony
Na noite de terça-feira, 4 de janeiro de 2022, a Sony anunciou, em sua conferência de imprensa na CES, que está criando uma nova empresa chamada Sony Mobility, que se concentrará em carros elétricos. Eles exibiram a versão mais recente de seu Vision-S EV, que foi introduzido pela primeira vez em 2020. Os funcionários da Sony não se comprometeram a levar este carro ao mercado, mas disseram que a nova empresa “explorou a entrada no mercado de EV”. Doug Field, que passou cinco anos na Tesla e fez duas passagens pela Apple, afirmou que o carro do futuro será baseado em hardware, software e modelo de serviços, e que as montadoras têm uma grande oportunidade de construir o futuro dos carros inteligentes em torno desse conceito.
Dito isto, para a GM e toda a indústria automobilística, esta abordagem é muito radical. Por mais de um século, seus modelos se concentram em projetos de motores genéricos e modificados e modelos de negócios altamente proprietários. Mas como a Mary Barra deixou claro: competir no futuro significa uma maneira diferente de pensar sobre automóveis, transporte terrestre e possivelmente marítimo em geral.
Dado o histórico de produtos da Apple, ela sempre começa com um design de hardware e plataforma inovadores que são suportados por um sistema operacional e aplicativos dedicados. Está claro na apresentação de Mary Barra, e também sugerido pelos executivos da Sony, que este é o modelo para todos os EVs inteligentes no futuro. No entanto, para a indústria automobilística, esse modelo é radical e novo. Embora a apresentação tenha mostrado claramente que ela e a GM entendem essa abordagem em princípio, eles não têm experiência em executá-la tão bem quanto a Apple.
De fato, a Apple usou esse modelo a partir do Mac em 1984 e o executou extremamente bem no iPod, iPhone, iPad e, mais recentemente, no Apple Watch. Nesse sentido, a Apple tem uma enorme vantagem sobre a indústria automobilística ao executar esse modelo em uma nova plataforma digital, como um EV inteligente. É claro que a indústria automobilística tem a vantagem de fabricar e expandir o modelo físico, mas a implementação do sistema operacional e dos serviços será novidade para eles. Desse ponto de vista, a Tesla tem uma vantagem maior sobre a atual indústria, bem como sobre qualquer empresa de informática que queira expandir ou entrar nesse novo mercado de alto crescimento. Por outro lado, a Apple tem a execução desse modelo em baixa e, se alguma empresa de informação digital conseguir fazer isso, pode ser a Apple.