O que é DAO? Conheça as organizações autônomas descentralizadas

Raphael Kling, cofundador do BrasilNFT, explica o termo que vem se popularizando com as discussões recentes sobre NFT e Web3 .

Luiz Gustavo Pacete
Compartilhe esta publicação:
Getty Images

Na tradução literal, DAO remete à Decentralized Autonomus Organization, ou Organização Autônoma Descentralizada

Acessibilidade


Com a Web3 e os NFTs ganhando cada vez mais popularidade, compreender conceitos relacionados a essas tecnologias tem sido cada vez mais importante. E um deles é o DAO. Abreviação de organização autônoma descentralizada, em tradução literal. De acordo com Raphael Kling, da BrasilNFT, as DAOs são, “essencialmente, um grupo de pessoas com objetivo comum organizado sem uma liderança central que usa a rede blockchain para a tomada de decisões.”

Qual a relação entre DAO e NFT?

“Elas podem apresentar múltiplos modelos de organização e de decisão democrática e participativa. Seja com um sistema de NFTs atuando como um identificador digital (cada membro da DAO dá um voto), com tokens de decisão (quanto maior o número de tokens, maior o peso) ou ainda incluindo mecanismos que permitam um balanceamento entre poder econômico e identidade.”

LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é NFT e como criar e vender ativos virtuais?

Exemplos práticos de DAOs

“Temos alguns exemplos bem-sucedidos e outros nem tanto. No ano passado, foi organizada uma DAO para comprar o NFT do filme Duna que tinha como proposta desenvolver filmes derivados e games sobre o universo. No entanto, o grupo não se atentou ao fato de que o asset adquirido não cedia direitos autorais, por exemplo. Entre as bem-sucedidas temos a CO92 DAO que já levantou US$ 4 bilhões para adquirir o time de futebol americano Denver Broncos. Tem também a Krause House DAO que está em US$ 1,5 bilhão para adquirir uma franquia e poder montar um time próprio para disputar a NBA.”

LEIA TAMBÉM: Entenda o que é Web3 e tudo o que é preciso saber sobre o conceito

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Em médio e longo prazo as DAOs trazem oportunidades de negócios?

“Vejo muito potencial para outro tipo de modelo como de crowdfunding participativo em uma operação fracionária. Nos últimos anos, tem se falado muito sobre tokenização de ativos imobiliários, por exemplo. Em um prédio com 100 apartamentos, teremos múltiplos tokens dessas propriedades e a remuneração por cada um deles. Outra forma poderia ser uma DAO que seria a proprietária de toda a infraestrutura e tomaria as decisões de forma descentralizada, além de remunerar os donos dos tokens de acordo com as regras estabelecidas.”

O que é Web3?

De acordo com Ricardo Cavallini, da Singularity, “mais do que uma evolução (a próxima versão, três ponto zero), da internet, se trata de uma remodelagem da web baseada em blockchain, tokenização e descentralização. Aproveito para fazer um parênteses aqui, a frase acima em si mostra bem a necessidade dos executivos ficarem em dia com as novidades. Perceba que para entender Web3 é preciso conhecer outras coisas que muita gente ainda não entende, nem a tecnologia, tampouco o conceito.”

Compartilhe esta publicação: