“Novos investimentos e movimentações são importantes para promover a evolução do setor no Brasil, principalmente neste momento de forte digitalização. Cada empresa possui modelos de negócios diferentes e, por consequência, estratégias distintas e, em algum momento no futuro, podemos até presenciar uma convergência desses modelos”, diz Oudshoorn que, em entrevista, reforça os planos de expansão da companhia.
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Andries Oudshoorn – Nos últimos dois anos, o mercado imobiliário apresentou um forte ritmo de expansão impulsionado por taxas de juros baixas e pelas mudanças de comportamento provocadas pela pandemia, que mudou a perspectiva do brasileiro sobre o imóvel. A pandemia impulsionou a digitalização de diferentes setores da economia, e com o imobiliário não foi diferente. Com o confinamento e a adoção do home office, muitas famílias passaram a buscar imóveis online e até fechar contratos de forma digital. Isso, exigiu a rápida digitalização do setor, como as imobiliárias.
FB – Especificamente para a OLX o quanto esse setor é representativo e o que há de potencial a partir da aquisição da Sohtec?
Andries – O segmento de Imóveis é estratégico para a OLX Brasil. A BU ZAP+ fechou o ano de 2021 com um faturamento de R$ 482 milhões. Esse resultado representa um aumento de mais de 25% se comparado a 2020, e só essa unidade de negócios já representa 55% do faturamento total da OLX Brasil. E há espaço para mais crescimento. O mercado de classificados de imóveis ainda é majoritariamente offline (70%). A OLX Brasil entende que há um enorme potencial em trazer essa expressiva fatia de mercado para o ambiente digital, com inúmeras oportunidades para a criação de soluções integradas que tornem mais simples e segura a experiência de compra e venda de imóveis. A compra do Grupo ZAP pela OLX em 2020, possibilitou ter um papel ativo na transformação dos anúncios de imóveis e publicidade para o ambiente online, que tem grande potencial de crescimento.
FB – Existem mais negócios no radar, em quais segmentos?
Andries – Além de possíveis aquisições, as nossas prioridades para 2022 são: acelerar o crescimento do ZAPway+ levando a solução para todas as regiões do Brasil, e, em paralelo, trabalhar no desenvolvimento do produto visando expandir parcerias e ampliar os horizontes, inclusive para compra e venda. Também seguiremos investindo no Conecta Imobi (que já soma um investimento de mais de R$30 milhões em educação, desde o seu lançamento em 2014); e ampliaremos o nosso braço de inteligência para o mercado imobiliário, o DataZAP+.
FB – Qual tem sido o atual contexto do e-commerce e quais as perspectivas para 2022?