Apple busca na Ford a solução para os desafios do carro elétrico

8 de maio de 2022

Em setembro do ano passado, a Apple perdeu um de seus principais executivos para a Ford

A Apple buscou na Ford uma maneira de acelerar seu projeto Apple Car. A dona do iPhone contratou Desi Ujkashevic, executiva com mais de 30 anos de experiência na montadora. A função de Desi ainda não foi detalhada, mas a movimentação, por si só, já despertou euforia na imprensa especializada.

O Apple Car vive vários desafios recentes. Muitos profissionais deixaram a equipe e mesmo os líderes do projeto foram trocados algumas vezes. Há algumas semanas, o analista especializado Ming Chi-Kuo escreveu que uma reorganização do program estaria próxima após uma debandada na equipe.

LEIA TAMBÉM: Sony, GM e Apple: interesses em comum nos carros autônomos

Na Ford, o último cargo de Desi foi diretora global de engenharia de segurança. Mas ela já passou por várias áreas em três décadas, inclusive, liderou equipes de componentes elétricos. A matéria da Bloomberg, que deu a notícia em primeira mão, chegou a considerar que um dos pontos fortes da executiva é a experiência com questões regulatórias, um dos grandes desafios da Apple.

Em setembro do ano passado, Doug Field, que cuidava de um dos projetos de carros elétricos da Apple, deixou a empresa justamente para assumir uma posição na Ford. Atualmente, quem supervisiona a área na empresa de Cupertino é Kevin Lynch, VP de tecnologia da Apple.