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Com exclusividade à Forbes Brasil, Maximo fala sobre a expansão e o que representa o Brasil como mercado consumidor de games. “É um mercado muito importante, tanto por ser um grande termômetro e influenciador da comunidade gamer para o resto da América Latina, quanto pela posição que ocupa entre os usuários dos nossos produtos”, explica o executivo.
Maximo Cavazzani – O Brasil é um mercado muito importante para a Etermax, tanto por ser um grande termômetro e influenciador da comunidade gamer para o resto da América Latina, quanto pela posição que ocupa entre os usuários dos nossos produtos. Tendo em vista essa importância, também escolhemos o país como um passo natural para nossa expansão de negócios regionais em 2019.
FB – Sobre a expansão para blockchain e o metaverso, por que o mundo dos videogames está olhando cada vez mais para este ecossistema?
Maximo – Estamos convencidos de que a Web3, o metaverso e a criação de conteúdo social e interativo não são apenas tendências, mas impulsionadores de novas contribuições positivas da tecnologia nas pessoas e nas sociedades para um maior desenvolvimento da criatividade e, consecutivamente, do talento humano. Da mesma forma que a internet revolucionou diversos aspectos do nosso cotidiano, tanto a realidade virtual quanto o blockchain chegaram para redobrar a aposta e impactar profundamente a forma como interagimos. Estamos falando de novas plataformas que vão além do valor de uma criptomoeda ou do uso de um óculos de VR. São plataformas que, de forma geral, propõem um ecossistema aberto e descentralizado com um potencial incrível de impacto positivo e de longo prazo. Os games e o entretenimento têm um papel fundamental nesse contexto.
FB – Gostaria que você falasse um pouco sobre o setor de Adtech. Além de se tornar relevante nos últimos anos e da importância desta nova linha de negócio (publicidade), quão sofisticado ele se tornou?
Maximo – O setor de publicidade se transforma tão rapidamente quanto a mídia e o entretenimento, e muitas vezes isso acontece até mesmo sem que a gente perceba. A publicidade digital existe pelo menos desde 1994. Hoje, ela representa 58% do investimento publicitário global, segundo especialistas. Desde esse momento, a forma como se compra e vende espaço na web evoluiu dando grandes e silenciosos passos. Essa evolução é a da AdTech ou Advertising Technology, ou seja, a tecnologia aplicada para administrar e otimizar a publicidade on-line. Em outras palavras, é tudo o que acontece sob o guarda-chuva de um aplicativo, um site ou até mesmo um espaço publicitário digital para vermos um determinado aviso.
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Maximo – Projetamos investimentos iniciais de US$ 10 milhões para os próximos dois anos. Eles estarão destinados ao desenvolvimento à reinvenção destas tecnologias para abordar propostas que não só entretenham, mas que também gerem grande impacto nas pessoas, na conexão com a tecnologia, na formação de comunidades e para fomentar a curiosidade e o conhecimento.
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