Os avanços da mobilidade elétrica no Brasil

23 de junho de 2022

Eduardo de Sousa, CEO da Electric Mobility Brasil, em entrevista ao podcast Forbes Tech

Com grande parte das montadoras ampliando investimento, acelerando lançamentos e adotando metas para a eletrificação, o Brasil começa a se tornar um player cada vez mais importante para o ecossistema. Por aqui, marcas como BMW, Volvo, Nissan, Toyota, Audi, dentre muitas outras aceleram seus projetos elétricos e híbridos de olho na mudança de hábito e no perfil da indústria. Neste contexto, a Electric Mobility Brasil, especializada na infraestrutura de recarga, que mantém parcerias com marcas como BMW, GM, Audi, Land Rover e Nissan, vislumbra uma transição cada vez mais acelerada.

Eduardo de Sousa, CEO da Electric Mobility Brasil, falou ao podcast Forbes Tech sobre os desafios e oportunidades deste ecossistema. “O Brasil tem acompanhado o que se passa lá fora. Óbvio que com delay, não é um grande delay. Os lançamentos que vão sendo realizados na Europa, alguns deles são quase que simultâneos com o Brasil. Hoje são cerca de 14 montadoras que já possuem modelos elétricos no mercado brasileiro. Além disso, o consumidor aqui é adepto das novas tecnologias e isso ajuda muito”, explica.

Ouça aqui o episódio:

Neste momento, do ponto de vista de fase do ecossistema, Eduardo pontua que “ainda é de transição. Estamos em cima do muro, hoje, o veículo elétrico já é um tema normal, circula em várias esferas. Mas a transição ainda depende de mais informações, ou seja, existem alguns mitos e também são necessários alguns incentivos para que o mercado cresça de forma acelerada como vem acontecendo na Europa e nos Estados Unidos”, pontua o CEO da Electric Mobility.

Infraestrutura

Alguns passos já foram dados, segundo Eduardo Sousa. “Já temos em São Paulo, por exemplo, uma Lei que incentiva os condomínios comerciais e residenciais novos a instalarem recarregadores elétricos. A tendência é que isso ganhe escala. Temos um grande desafio pela frente no quesito de incentivo. Não existem tantos incentivos ainda na proporção que precisamos para escalar os carros elétricos. O que faltam são incentivos na infraestrutura de recarga rápida e ultrarrápida”, ressalta destacando que o principal desafio hoje é ampliar a oferta de recarga nas rodovias.

Assista ao episódio: