Entenda a história por trás do salame que virou estrela

8 de agosto de 2022

O post, segundo o cientista, foi chamar a atenção para a quantidade de especialistas que surgem falando de temas diversos

Uma fatia de salame virou, por alguns dias, a imagem de uma estrela rara captada pelo telescópio James Webb. Étienne Klein, cientista francês chefe da Comissão Francesa de Energia Atômica postou no Twitter uma imagem que ele dizia ser do astro. O post teve 17 mil curtidas dos 92 mil seguidores de Étienne.

Porém, tudo não passava de uma piada. O cientista reproduziu a imagem de uma fatia de salame ibérico em um fundo preto. No tuíte, Étienne escreveu “Foto de Proxima Centauri, a estrela mais próxima do Sol, localizada a 4,2 anos-luz de nós. Foi capturada pelo James Webb.”

Leia mais: Veja as imagens do telescópio Webb de uma rara ‘galáxia em anel’

Depois da repercussão, o cientista pediu desculpas pela brincadeira e disse que seu objetivo era questionar a credibilidade de inúmeros “especialistas” que aparecem nas redes sociais falando por assuntos distintos.
“Diante de alguns comentários, sinto-me obrigado a esclarecer que este tuíte que mostra uma suposta foto da Proxima Centauri foi uma forma de diversão. Vamos aprender a desconfiar tanto dos argumentos de autoridades quanto da eloquência espontânea de certas imagens”, afirmou.

Várias fotos recentes vêm sendo publicadas tiradas pelo James Webb, telescópio que custou US$ 10 bilhões e sucede o famoso Hubble.