Apps chineses inundam Facebook e Instagram de anúncios violentos

4 de outubro de 2022

Segundo o órgão regulador de comunicações russo, o bloqueio veio em resposta a restrições ao acesso à mídia russa no Facebook

Dado Ruvic/Reuters

O Facebook, da Meta, vem intensificando o esforço para combater as publicidades que violam as regras

Aplicativos investidos pelas chinesas ByteDance e Tencent têm veiculado centenas de anúncios no Facebook e Instagram com conteúdo de sexo explícito, descrição de violência gráfica e alto teor de violência. Os anúncios violam as políticas da Meta e estão sendo monitorados há algumas semanas.

Um deles era do iReader, plataforma que recebeu investimento de US$ 170 milhões, em 2020, da ByteDance, empresa dona do TikTok. Na manhã de sábado, 1, mais de 80 propagandas foram removidas. O iReader, até o momento, não respondeu ao pedido de posicionamento da Forbes.

Depois de ser contatada sobre esse tema, a ByteDance fez uma pausa na campanha e o porta-voz Billy Kenny disse que os anúncios “não correspondem aos nossos valores”. Na quarta-feira, um aplicativo chamado Webnovel, de propriedade da subsidiária da Tencent, China Literature, começou a veicular anúncios com quadrinhos sexualmente explícitos.

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Em um comunicado, a porta-voz Maggie Zhou disse: “podemos confirmar que esses anúncios foram postados por agências terceirizadas sem informar a China Literature e violando nossas políticas de conteúdo”.
A ByteDance e a Tencent (dona do WeChat e de alguns dos games mais populares do mundo) há muito lutam para mostrar que seus produtos não expõem as pessoas a conteúdo que promova sexo, abuso ou automutilação. Mas enquanto os gigantes de tecnologia chineses investiram pesadamente na remoção desse tipo de conteúdo do TikTok e do WeChat, eles pagaram por empresas de romances eróticos da web para criá-lo e promovê-lo para usuários do Meta.

A Meta, por sua vez, parece incapaz de deter essa enxurrada de violentos anúncios eróticos de fantasia que violam suas regras. O porta-voz da Meta, Andy Stone, disse que a empresa removeu dezenas de anúncios de empresas de web novels antes de ser abordada pela Forbes, e que excluiu quase 200 anúncios e páginas desde que foram apresentadas.

Aplicativos como Webnovel, Mytopia e iReader cresceram durante a pandemia. Eles se tornaram populares pela primeira vez na China, onde o aplicativo Tomato Novel da ByteDance foi baixado mais de 60 milhões de vezes. Mas, recentemente, se tornaram populares nos EUA também. O iReader foi baixado 1,5 milhão de vezes em 2021 e o Webnovel mais de 2 milhões de vezes em 2022, de acordo com a Sensor Tower.