Animais de estimação viram avatares no metaverso

28 de dezembro de 2022
Divulgação/Vale

Os animais de estimação estão sob os cuidados da mineradora Vale, responsável pelo rompimento da barragem de Brumadinho

Para entrar na onda do metaverso, animais de estimação que foram afetados pelo rompimento da barragem de Brumadinho, ganharam novas roupagens, adereços e foram transformados em desenhos super-realistas através de um aplicativo que utiliza inteligência artificial.

Os pets estão sob tutela da mineradora Vale que, para divulgar a campanha de doação, fizeram um ensaio fotográfico chamado “Em outra dimensão”, transformando em arte os 238 cães e 55 gatos que estão à procura de um lar. Desde 2019 a Vale já encontrou novas famílias para 302 cães e 141 gatos.

Segundo a supervisora de fauna da Vale, Magda Castro, “as fotos viraram verdadeiras obras de arte e os avatares superaram nossas expectativas. A intenção com o ensaio é gerar interesse pela adoção responsável de pets de uma forma lúdica e divertida”.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) a estimativa é que só no Brasil haja mais de 30 milhões de animais abandonados, e que no período das festividades e férias, o número de cães e gatos abandonados aumenta em relação ao restante do ano.

Como adotar

Os interessados podem conhecer cada um dos animais na página “Me leva pra casa”, que contém fotos, descrição de porte e perfil social dos animais disponíveis para adoção. É preciso preencher o formulário de interesse em adoção responsável e aguardar o retorno da equipe. São realizadas entrevistas remotas e todo o processo de adoção pode ser feito à distância.