A Lei de Mercados Digitais (DMA) do bloco forçará a Apple e o Google a abrir espaço para lojas de aplicativos de terceiros em seus respectivos dispositivos iOS e Android.
Com a DMA, que entrará em vigor gradualmente nos próximos dois anos, as lojas de aplicativos de terceiros terão uma rota mais fácil para chegar aos iPhones e dispositivos Android.
Ben Wood, diretor de marketing da empresa de análise industrial CCS Insight, disse que espera “uma avalanche de lojas de aplicativos” em um futuro próximo.
“Existe uma ‘coalizão de pretendentes’ emergente, e todos eles têm interesse em não ter mais que pagar o que consideram um imposto para a Apple”, disse Wood à Reuters.
A Apple e o Google não responderam aos pedidos de comentários.
As aparentes concessões da Apple em sideloading marcam uma vitória para líderes do setor, como o proprietário do Twitter, Elon Musk, e o presidente-executivo do Spotify, Daniel Ek, que reclamaram da taxa de 30% da empresa em compras feitas por meio da App Store.
Os rivais estão planejando trazer desenvolvedores de aplicativos frustrados para suas lojas, prometendo taxas de comissão mais baixas e o potencial para acordos de exclusividade com aplicativos populares.
“A concorrência é uma boa maneira de melhorar os serviços”, disse Paulo Trezentos, presidente-executivo da Aptoide, de Portugal, que tem uma taxa de 15% a 25% em compras dentro dos aplicativos.
“Uma taxa de 30% é bastante flagrante quando olhamos para ela em comparação com quanto realmente custa processar pagamentos e o que a Apple está realmente oferecendo”, disse o presidente-executivo da empresa, Christian Owens.
Owens disse que o sistema de pagamentos no aplicativo da Paddle irá cobrar dos desenvolvedores entre 5% e 10% nas transações.
“O maior obstáculo que eles precisarão superar é o consumidor”, disse Wood, da CCS Insight.