Cientistas querem trazer pássaro dodô de volta para a natureza

A Empresa Colossal Biosciences conseguiu o DNA da espécie extinta em menos de 100 anos, de um museu na Dinamarca

Andressa Barbosa
Reprodução

O pássaro dodô foi extinto em menos de 100 anos após ser descoberto

Acessibilidade

A startup Colossal Biosciences quer trazer de volta à natureza o pássaro dodô, a empresa especializada em DNA escolheu a espécie extinta em 1660 pela popularidade e pequena área de habitação, o que facilita a reintrodução na natureza, além da reparação de danos no ecossistema local.

LEIA MAIS: Por dentro da biotech que edita DNA em seres humanos vivos

O pássaro de baixa estatura e incapaz de realizar longos voos, foi extinto devido a uma grande caça realizada por marinheiros que procuravam por alimentos nas Ilhas Maurício, arquipélago localizado ao lado de Madagascar no Oceano Índico. O DNA da ave foi encontrado em fósseis de ossos preservados em um museu na Dinamarca.

O principal objetivo dos cientistas é criar uma ave intermediária a partir do DNA coletado do dodô e de outras aves próximas da espécie e que não voam. Eles acreditam que um novo conjunto de genomas pode ser manipulado para criar uma nova população de pássaros dodô. “Temos a expectativa de usar, primeiro, genoma comparativo para que possamos obter pelo menos um, e esperamos mais, genomas de dodô que possamos usar para olhar e ver como essas aves são semelhantes entre si e diferentes de outros animais.”, afirma um dos cientistas.

Temas