15 tendências para 2023

6 de fevereiro de 2023
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A Useful Design Trends 2023 é uma pesquisa anual da CBA B+G, agência de branding e design do grupo WPP

A CBA B+G, agência de branding e design do grupo WPP, apresenta as 15 principais tendência dentro do estudo “Useful Design Trends 2023”. O levantament0 indica grandes tópicos, temas específicos e oportunidades que devem fazer parte da vida das pessoas e das empresas no ano de 2023. Eles estão divididos em cinco pilares: Meio ambiente, Empoderamento, Bem-Estar, Sociedade e Acesso.

Embalagens Inteligentes

Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, as marcas estão testando novos formatos de embalagens mais compactas, leves, finas e inteligentes para reduzir peso, economizar espaço e ser mais sustentáveis.

Cuidado recarregável

As marcas estão investindo também em sistemas de retorno, reutilização e reaproveitamento, visando adicionar valor à experiência por meio do design e da acessibilidade.

Sem rastros

Mais uma tendência que visa o reaproveitamento são as embalagens compostáveis e biodegradáveis, que trazem benefícios ao consumidor por utilizar um produto que não gerará resíduos visíveis e prejudiciais ao meio-ambiente.

Viva a origem

A representatividade ganha constantemente relevância em todo o mundo, o que incentiva as marcas a mostrarem cada vez mais a autenticidade cultural, explorando culturas, sabores, ingredientes e tradições.

Todo corpo é normal

Produtos e marcas estão contemplando todos os corpos, que antes não eram contemplados no mercado, para levar mais visibilidade e bem-estar independente do tamanho, formato, idade ou gênero.

Acessibilidade

Cerca de 15% da população global vive com alguma deficiência, diante disso, as marcas estão entendendo que há espaço para melhorias em termos de acessibilidade e trabalhando constantemente no próprio portfólio para incluir todos os públicos.

Vida Vegana

Em 2018, no Brasil, segundo o Ibope, 14% da população se declarou vegetariana, um aumento de 75% em relação a 2012. As marcas estão na corrida para lançarem produtos que não tenham ingredientes de origem animal, reivindicando um estilo de vida mais saudável e sustentável.

Saúde digital

Novas plataformas de atendimento focado na saúde surgem diante dos problemas encontrados na saúde pública para oferecer serviços presenciais e virtuais abrangentes para apoiar a saúde física, mental e reprodutiva de forma integrada, consolidando assim as health techs.

Beleza comestível

Uma tendência que nasceu na Ásia e agora está se espalhando pelo mundo são colaborações divertidas entre marcas que misturam códigos de design de beleza e de comida para criar coleções exclusivas, que conversam entre as gerações mais jovens e mais velhas.

Pets são os novos filhos

Os “pais de pets” estão investindo muito tempo e recursos para cuidar dos bichos de estimação, com a alta demanda novas tendências como creche para cães estão crescendo cada vez mais, pois os humanos não os veem apenas como uma companhia.

Futuros desejáveis

As marcas estão propondo novas possibilidades para as gerações do futuro como os Millenials e a Geração Z, para enfrentar vários desafios diante das consequências sociais e ambientais dos estilos de vida das gerações anteriores.

Desafiando a cultura ocidental

Em 2020, “Parasita” fez história no Oscar como primeiro filme em língua estrangeira a ganhar o maior prêmio da noite, consolidando o crescente poder cultural da Coreia do Sul. Hoje, vemos não apenas a influência de outras culturas desafiando a hegemonia do eixo Estados Unidos e União Europeia, mas também países valorizando sua própria cultura local em detrimento do que é estrangeiro.

Para caber no bolso

Uma análise do Pew Research Center descobriu que 54 milhões de pessoas, globalmente, migraram da classe média para a de baixa renda (ou pobre) em 2020. Além disso, as marcas notaram que a pandemia e a recessão econômica global atingiram economicamente pessoas em situação de vulnerabilidade, intensificando cenários de desigualdade em muitos países, com isso, reuniram esforços para desenvolver novos produtos e serviços destinados a essa população.

Identidades fluidas

Os espaços virtuais estão mais inclusivos e abertos à diversidade, é possível notar também que os avatares estão ganhando bastante importância. De acordo com uma pesquisa da Wunderman Thompson em 2022, 74% das pessoas que sabem o que é metaverso acreditam que ele é o futuro, enquanto 66% acreditam que ele vai mudar a realidade.

Shoppers sociais

Os novos recursos que estão sendo disponibilizados nas mídias sociais e plataformas de games estão oferecendo novas oportunidades para as marcas e tornando as compras mais emocionantes, pois de acordo com a WT, 56% dos consumidores globais declaram que não querem deixar uma plataforma de mídia social para concluir uma transação.