Embalagens Inteligentes
Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente, as marcas estão testando novos formatos de embalagens mais compactas, leves, finas e inteligentes para reduzir peso, economizar espaço e ser mais sustentáveis.
Cuidado recarregável
As marcas estão investindo também em sistemas de retorno, reutilização e reaproveitamento, visando adicionar valor à experiência por meio do design e da acessibilidade.
Sem rastros
Viva a origem
A representatividade ganha constantemente relevância em todo o mundo, o que incentiva as marcas a mostrarem cada vez mais a autenticidade cultural, explorando culturas, sabores, ingredientes e tradições.
Todo corpo é normal
Produtos e marcas estão contemplando todos os corpos, que antes não eram contemplados no mercado, para levar mais visibilidade e bem-estar independente do tamanho, formato, idade ou gênero.
Acessibilidade
Cerca de 15% da população global vive com alguma deficiência, diante disso, as marcas estão entendendo que há espaço para melhorias em termos de acessibilidade e trabalhando constantemente no próprio portfólio para incluir todos os públicos.
Vida Vegana
Saúde digital
Novas plataformas de atendimento focado na saúde surgem diante dos problemas encontrados na saúde pública para oferecer serviços presenciais e virtuais abrangentes para apoiar a saúde física, mental e reprodutiva de forma integrada, consolidando assim as health techs.
Beleza comestível
Uma tendência que nasceu na Ásia e agora está se espalhando pelo mundo são colaborações divertidas entre marcas que misturam códigos de design de beleza e de comida para criar coleções exclusivas, que conversam entre as gerações mais jovens e mais velhas.
Pets são os novos filhos
Os “pais de pets” estão investindo muito tempo e recursos para cuidar dos bichos de estimação, com a alta demanda novas tendências como creche para cães estão crescendo cada vez mais, pois os humanos não os veem apenas como uma companhia.
Futuros desejáveis
Desafiando a cultura ocidental
Em 2020, “Parasita” fez história no Oscar como primeiro filme em língua estrangeira a ganhar o maior prêmio da noite, consolidando o crescente poder cultural da Coreia do Sul. Hoje, vemos não apenas a influência de outras culturas desafiando a hegemonia do eixo Estados Unidos e União Europeia, mas também países valorizando sua própria cultura local em detrimento do que é estrangeiro.
Para caber no bolso
Uma análise do Pew Research Center descobriu que 54 milhões de pessoas, globalmente, migraram da classe média para a de baixa renda (ou pobre) em 2020. Além disso, as marcas notaram que a pandemia e a recessão econômica global atingiram economicamente pessoas em situação de vulnerabilidade, intensificando cenários de desigualdade em muitos países, com isso, reuniram esforços para desenvolver novos produtos e serviços destinados a essa população.
Identidades fluidas
Os espaços virtuais estão mais inclusivos e abertos à diversidade, é possível notar também que os avatares estão ganhando bastante importância. De acordo com uma pesquisa da Wunderman Thompson em 2022, 74% das pessoas que sabem o que é metaverso acreditam que ele é o futuro, enquanto 66% acreditam que ele vai mudar a realidade.