O lançamento foi realizado por um foguete Atlas V na Estação da Força Espacial de Cape Canaveral, na Flórida, e resultou na colocação dos satélites em órbita a 500 quilômetros acima da superfície da Terra para uma série de testes.
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Com a iniciativa, a empresa de Jeff Bezos pretende fornecer internet via satélite para consumidores individuais e empresas por meio do Kuiper e construirá terminais de consumo a um custo de US$ 400 por unidade, conforme relatado pela Reuters. Levará algum tempo para que o programa atinja a escala do Starlink da SpaceX, que vende terminais de consumo por US$ 599 e tem mais de 4 mil satélites atualmente orbitando a Terra.
A Amazon se comprometeu a investir US$ 10 bilhões no Projeto Kuiper, que tem como objetivo encontrar seu espaço em um mercado lucrativo de internet via satélite que inclui cerca de 4 bilhões de pessoas que precisam de acesso à internet, de acordo com o Washington Post.
Rajeev Badyal, vice-presidente de tecnologia do Projeto Kuiper, afirmou em comunicado que sexta-feira marcou “a primeira vez da Amazon colocou satélites no espaço”, um marco alcançado antes que a Blue Origin, a empresa aeroespacial de Jeff Bezos, conseguisse lançar um foguete em órbita.
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A Amazon adquiriu 83 lançamentos, a maior compra comercial de lançamentos de foguetes já feita, para complementar os lançamentos planejados do Projeto Kuiper. Vinte e sete lançamentos foram adquiridos da Blue Origin, enquanto o restante veio da Arianespace da França e da United Launch Alliance dos Estados Unidos. Autoridades das empresas fornecedoras de lançamentos esperam atender aos prazos do Kuiper, de acordo com o New York Times.
A Amazon está enfrentando um processo de acionistas que a acusa de não ter realizado a devida diligência ao não considerar a compra de lançamentos mais baratos da SpaceX. Os acionistas alegam que a rivalidade entre Bezos e Musk foi um fator que influenciou a decisão de, em vez disso, comprar da Blue Origin, da Arianespace da França e da United Launch Alliance dos Estados Unidos.