Além da Via Láctea: as melhores imagens de galáxias divulgadas pela Nasa

Veja as imagens mais recentes dos telescópios espaciais James Webb e Hubble

Redação

A IC 4633 (foto) é uma galáxia espiral rica em atividade de formação estelar, localizada a 100 milhões de anos-luz de nós.

Acessibilidade

A Agência Espacial dos Estados Unidos, mais conhecida como Nasa, mantém uma galeria de imagens atualizadas do universo. Como? A partir do trabalho dos telescópios espaciais James Webb e Hubble.

• Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O Telescópio Espacial James Webb, o mais recente entre os dois, é uma das ferramentas científicas mais revolucionárias já desenvolvidas pela humanidade. As imagens e descrições obtidas por meio do Webb já permitiram à Nasa a descoberta de inúmeras novas galáxias, planetas, estrelas e corpos celestes importantes para a pesquisa científica espacial.

Veja as melhores e mais recentes imagens de galáxias divulgadas pela Nasa:

• NASA, ESA, CSA, STScI, Alberto Bolatto (UMD)

Galáxia Starburst Messier 82 (M82)

Uma equipe de astrônomos utilizou o Telescópio Espacial James Webb para realizar um levantamento da galáxia starburst Messier 82 (M82), que está localizada a 12 milhões de anos-luz de distância na constelação Ursa Maior.

• ESA/Webb, NASA, CSA, A. Hirschauer, M. Meixner et al.

Zwicky 18

Esta é uma galáxia anã irregular, menor do que a Via Láctea, localizada a 59 milhões de anos-luz de distância. Dois surtos de formação estelar estão em seu centro, rodeados por bolhas tênues de gás formadas por ventos e radiação de estrelas jovens e quentes em seu interior.

• ESA/Hubble & NASA, J. Dalcanton, Dark Energy Survey/DOE/FNAL/DECam/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA; Acknowledgement: L. Shatz

IC 4633

Esta é uma galáxia espiral rica em atividade de formação estelar, localizada a 100 milhões de anos-luz de nós na constelação Apus.

• ESA/Hubble & NASA, L. Galbany, J. Dalcanton, Dark Energy Survey/DOE/FNAL/DECam/CTIO/NOIRLab/NSF/AURA

Arp 72

Esta imagem do Hubble apresenta um grupo de duas galáxias interagindo devido à gravidade: NGC 5996 (a grande galáxia espiral) e NGC 5994 (sua companheira menor, no canto inferior esquerdo da imagem).

• Anúncio publicitário
  • ESA/Hubble & NASA, R. Tully, M. Messa

UGC 5829

Esta é uma galáxia irregular que está a cerca de 30 milhões de anos-luz do nosso planeta. Apesar da observação desta galáxia ser relativamente fraca, a UGC 5829 tem um nome curioso: Galáxia Aranha.

• NASA/ESA

LEDA 42160

Esta galáxia está a cerca de 52 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem. A galáxia anã é uma das muitas que estão se abrindo através do gás denso.

NASA, ESA, CSA, STScI, Alberto Bolatto (UMD)

Galáxia Starburst Messier 82 (M82)

Já o Hubble, pioneiro das galáxias, foi lançado em abril de 1990. E, nos últimos 30 anos, o telescópio fez descobertas importantes sobre o espaço, como a idade do universo, novos exoplanetas e buracos negros desconhecidos pela humanidade.