De cair o queixo: veja imagem impressionante do buraco negro no coração da Via Láctea

A foto é de Sagitário A*, um supermassivo no centro da galáxia captada recentemente por cientistas

Jamie Carter

A nova visão da colaboração Event Horizon Telescope (EHT) do objeto massivo

Acessibilidade

Os cientistas publicaram uma nova imagem espetacular em luz polarizada dos fortes campos magnéticos em espiral a partir da borda do buraco negro no centro da nossa galáxia. Vista em luz polarizada pela primeira vez, a imagem é do Sagitário A*, o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea — ou melhor, o campo magnético em torno da sua sombra. Um buraco negro é um lugar enorme e denso no espaço onde um campo gravitacional é tão forte que nem mesmo a luz consegue sair. Sagitário A* está a cerca de 27.000 anos-luz de distância de nós, então a imagem tem um tamanho aparente semelhante ao de um donut na superfície da Lua.

• Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Campos magnéticos

A nova imagem – publicada hoje no The Astrophysical Journal Letters – mostra uma estrutura de campo magnético muito semelhante à do buraco negro no centro da galáxia M87, uma galáxia elíptica supergigante a cerca de 54 milhões de anos-luz de distância, na constelação de Virgem. Isto sugere que fortes campos magnéticos podem ser comuns a todos os buracos negros, mas também revela uma sugestão de um jato oculto em Sgr A*. Sagitário A* é o buraco negro supermassivo no centro da nossa galáxia, a Via Láctea. Tem cerca de 35 milhões de quilômetros de diâmetro e é uma poderosa fonte de ondas de rádio. Foi descoberto pela primeira vez em 1974.