“Nossa intenção é mostrar para a população, especialmente a das cidades, a força e a importância da agricultura para o país”, afirma Rafael Miotto, vice-presidente da New Holland Agriculture para a América do Sul. “O papel do Colheitômetro é expor a força e representatividade do campo para que o país todo conheça e tenha orgulho da sua agricultura.”
As informações têm como base o cruzamento de dados de algumas instituições, entre elas o Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abasteciment), IBGE e Cepea-Esalq/USP. “Nossa inspiração para criar o Colheitômetro foram outros mecanismos, como o Impostômetro e o Devolutômetro, por exemplo, que compartilham números importantes da nossa economia. No caso do agronegócio, a maioria das pessoas desconhece a relevância que a agricultura tem para o país, seja pelo volume produzido ou pela contribuição econômica, além de ser responsável por combater a insegurança alimentar no Brasil e em grande parte do mundo”, diz Taniguchi.
Dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) mostram que o agronegócio brasileiro forneceu alimento para 772,6 milhões de pessoas no mundo em 2020 (10% da população global), sendo que 212 milhões dessas pessoas estão no Brasil. Segundo o mesmo estudo, na última década a participação brasileira no mercado mundial de alimentos passou de US$ 20,6 bilhões para US$ 100 bilhões, com destaque para soja, milho, algodão, carnes e produtos florestais. A expectativa é que essa participação siga crescendo nos próximos anos.
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