Segundo a entidade, os embarques dos produtos (in natura e processados) geraram receita de US$ 739,2 milhões no mês passado, salto de 48,4% na comparação anual, em meio a um movimento de repasse de custos de produção – o setor tem enfrentado especialmente uma disparada nos preços de grãos utilizados como ração para os animais, como o milho.
LEIA MAIS: Abate de suínos e frangos segue firme no 1º trimestre, mas bovinos cai 10%, diz IBGE
“Com mercados de alto valor agregado ocupando os primeiros postos entre os principais destinos, houve uma forte elevação no resultado final das vendas de julho, com impacto direto no saldo do ano”, disse em nota o presidente da ABPA, Ricardo Santin.
“Neste contexto, houve o natural repasse dos custos de produção, que tem impactado os preços da proteína animal não apenas do Brasil, mas também no mercado internacional”, acrescentou.
No acumulado de 2021, as vendas de carne de frango atingiram 2,668 milhões de toneladas, alta de 7,98% ante os sete primeiros meses de 2020, enquanto a receita avançou 15,7%, para US$ 4,216 bilhões.
Os Emirados Árabes Unidos, principal destaque no mercado halal, foram responsáveis pela compra de 34 mil toneladas da proteína em julho, salto de 75,7%, acrescentou a ABPA.
A entidade espera que o movimento positivo continue sendo visto até o final do ano, citando fatores como a recuperação econômica da pandemia de Covid-19.
“A recuperação econômica de diversos países importadores e o aumento substancial no número de pessoas vacinadas contra a Covid no mundo têm colaborado para os volumes alcançados nos últimos meses. A tendência é de volumes altos nas exportações até o final do ano”, disse o diretor de mercados da ABPA, Luis Rua. (Com Reuters)
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.