Paraná sai na frente e já começa a plantar soja na safra 2021/22

13 de setembro de 2021
Wenderson Araujo/CNA

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2021/22 atingiu 16% da área estimada para o centro-sul do Brasil

O tempo mais chuvoso neste início da temporada 2021/22 de grãos no Brasil está favorecendo o desenvolvimento do milho recém-plantado no Sul e também já permitiu o plantio das primeiras áreas de soja no Paraná, apontou hoje (13) a consultoria AgRural.

“Embora os volumes ainda sejam pequenos e mais umidade seja necessária para o início da safra 2021/22, as precipitações registradas desde o fim de agosto são melhores que as observadas no mesmo período do ano passado e têm animado os produtores às vésperas do fim do vazio sanitário”, disse a consultoria em nota, referindo-se ao período em que a soja não pode ser plantada, para evitar a propagação do fungo da ferrugem.

LEIA MAIS: Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

A AgRural citou “registro pontual de plantio em alguns talhões do oeste e do sudoeste do Paraná que receberam volumes de chuva mais expressivos nos últimos dias”. A empresa não apontou percentuais de área plantada.

E destacou que a expectativa é de que o plantio de soja também comece pontualmente nesta semana em áreas isoladas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

“Mas, com temperaturas máximas muito altas e pouca chuva nos mapas de previsão, a maioria dos produtores tende a esperar melhores níveis de umidade no solo para dar impulso à semeadura, inclusive no Paraná”, ponderou.

A semana passada foi marcada também por pancadas de chuva pontuais em áreas de soja de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, o que também beneficiou o milho, segundo analistas.

O plantio da primeira safra de milho da temporada 2021/22 atingiu 16% da área estimada para o centro-sul do Brasil, avanço semanal de seis pontos percentuais, conforme dados colhidos até a última quinta-feira (9). Um ano atrás, o plantio cobria 20% da área.

“A semana foi marcada por uma nova rodada de chuvas em boa parte da região Sul, que acabou deixando o plantio um pouco mais lento, principalmente no Rio Grande do Sul, onde os volumes foram mais expressivos. Por outro lado, a boa umidade garante, por ora, boas condições de germinação nos três Estados…”, afirmou. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.