Prepare-se! Se o Brasil sofrer outra seca nas próximas semanas, seu cappuccino pode ficar mais caro

1 de setembro de 2021
AFP_via-Gettyimages

O grão brasileiro pode ficar ainda mais valorizado no mundo, depois do período de seca que o país atravessa

“Se as chuvas não ocorrerem [no Brasil], fazendo com que a florada deixe de ser abortada, o mercado de café pode ficar muito animado novamente”, afirma um relatório recente da Hackett Financial Advisors, uma empresa financeira especializada no mercado de commodities.

Em outras palavras, se não houver chuva suficiente na primavera brasileira, os traders provavelmente entrarão no mercado de café, mandando os preços futuros às alturas.

LEIA TAMBÉM: 10 produtores de uvas de Brasília estão construindo uma vinícola para levar novos aromas à capital

Mercado de café escaldante
Os preços do café já dispararam nos últimos 10 meses. Recentemente, meio quilo de grãos de arábica, produto de alta qualidade usado para fazer sua bebida matinal, estava avaliado em US$ 1,84, de acordo com dados do site TradingEconomics.com. Em novembro passado, a cotação da mesma quantidade era de US$ 1.

Esse rali monstruoso foi causado por uma queda estimada de 30% na produção de grãos de café do Brasil, neste ano, devido a uma combinação de clima frio e seco em vários pontos críticos. O Brasil é o maior produtor de grão arábica, de acordo com o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Para contextualizar o tamanho do déficit da colheita, a TradingEconomics relata: “As perdas nas safras de café podem chegar a mais de um terço do que os americanos bebem em um ano”.

Se você acha que isso é ruim, comece a ficar realmente preocupado. As coisas podem piorar se a próxima safra não tiver o clima necessário para se desenvolver, explica o relatório Hackett:

“Parece que pode ocorrer uma florada precoce devido às chuvas que caem no início de setembro. Isso deve ajudar a quantificar a magnitude da seca e da geada para a próxima safra, dependendo de quantas flores aparecem em relação ao normal e que tipo de chuva ocorre para permitir que essas flores se fixem. ”

Em outras palavras, os investidores devem ser capazes de avaliar como as coisas estão ruins no mercado de café nas próximas semanas. Feito isso, a próxima coisa que o mundo precisa é que todos os amantes de café orem por um clima favorável no Brasil. Idealmente, isso deve significar chuvas decentes após a floração dos cafeeiros.

Se a precipitação desejada não se materializar, esteja preparado para pagar mais caro por seu cafézinho matinal. Como alternativa, aqueles com apetite pelo risco poderiam comprar o iPath Série B Bloomberg Coffee Subindex Total Return (JO), que rastreia o preço do café futuro. Se os preços subirem, você poderá direcionar os lucros para tomar um cappuccino ou dois lá na frente.

*Simon Constable é colaborador da Forbes e autor da coluna ‘In Translation’ do The Wall Street Journal. Membro do Instituto Johns Hopkins de Economia Aplicada, Saúde Global e Estudo de Negócios Empresariais. Co-autor do livro premiado “The WSJ Guide to the 50 Economic Indicators that Really Matter” (O Guia do Wall Street Journal para os 50 Indicadores Econômicos que Realmente Importam).

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.