Conheça o brasileiro que está dando lições sobre alimentos orgânicos nos EUA

14 de abril de 2022
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Cauê_Suplicy, fundador da Barnana, aposta na agricultura de comunidades que gerem valor para o campo

Nascido no Brasil, o ex-triatleta profissional Cauê Suplicy se propôs a apresentar aos norte-americanos lanches considerados saudáveis ​​e melhores para o planeta. Ele é o fundador da Barnana, marca de chips de banana orgânica número 1 nos EUA.

Cauê diz que durante a pandemia a Barnana dobrou suas vendas, continuou a introduzir novos produtos, adquiriu seu antigo parceiro de fornecimento e fabricação latino-americano, a Agroapoyo, e montou uma equipe de liderança executiva de classe mundial.

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Como Certified B Corp e Benefit Corporation, o empreendedor afirma, particularmente orgulhoso, de que sua marca experimentou esse crescimento mantendo seus valores fundamentais, incluindo pagar à sua rede de 1.400 pequenos agricultores – muitos dos quais são indígenas da Amazônia – um prêmio de 30% por cultivo de bananas e plátanos orgânicos usando métodos de agricultura regenerativa. Plátano é um fruto muito semelhante à banana, de casca mais dura e mais esverdeada. Popularmente é chamado de banana-da-terra.

Segundo Suplicy, o impacto dessa renda agrícola atinge mais de 6.000 pessoas diretamente nas áreas rurais do Equador e mais de 3.000 indiretamente. A Barnana foi uma das primeiras marcas de alimentos a usar matérias-primas recicladas para fabricar seus produtos e reduzir o desperdício alimentar que impactam o clima. Até o momento, Barnana reciclou toneladas de resíduos da fruta e de suas lavouras, e ajudou a catalisar o crescente movimento de alimentos reciclados. Confira a seguir, a entrevista sobre o papel da Barnana e seus impactos:

Forbes: Com a cadeia de suprimentos e os problemas de produção afetando muitas áreas da cadeia global de suprimentos de alimentos, como a Barnana aproveitou os benefícios da reciclagem e do desperdício de alimentos para ganhar força e fazer a diferença por meio do apoio à agricultura sustentável e às boas práticas da agroindústria?

Cauê Suplicy: O fornecimento de ingredientes sustentáveis ​​é uma parte crítica e complexa do fornecimento de sistemas alimentares globais para organizações de qualquer tamanho. Um papel crucial para as empresas que desejam praticar a sustentabilidade é identificar maneiras de criar um mercado para todas as culturas nativas que crescem atualmente. Muitas vezes, as opções de fornecimento sustentável simplesmente não estão disponíveis para explorar ou introduzir variáveis ​​na produção e distribuição que podem causar uma interrupção significativa nos modelos de negócios.

No processo de construção da cadeia de suprimentos da Barnana, encontramos o desafio do desperdício de alimentos e o potencial de usar bananas aptas ao comércio e também aquelas não aptas em nossos produtos. Ao saber que 15% das bananas não são consideradas aptas para exportação como produtos prontos para o mercado, nos propusemos a comprá-las e simultaneamente criar um novo fluxo de receita para os agricultores que não podem vender essa fruta [em geral, frutas sem tamanho e forma consideradas padrão pelo mercado].

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Barnana trabalha com cerca de 1.500 indígenas que cultivam banana na Amazônia

Para grandes empresas, a adoção de práticas sustentáveis ​​de cadeia de suprimentos pode ser dificultada por causa de sua escala, que exige a obtenção de ingredientes para atender às demandas do mercado. Por outro lado, empresas menores, como a Barnana, têm mais flexibilidade para se adaptar e liderar o processo de fornecimento, produção e entrega de produtos com práticas sustentáveis ​​incorporadas.

Como fabricante de salgadinhos orgânicos em menor escala, o fornecimento dos ingredientes orgânicos que obtemos pode crescer no ritmo de nossos negócios. Além disso, continuamos a trabalhar diretamente com os agricultores para converter mais de suas terras de métodos agrícolas convencionais para orgânicos, à medida que a demanda de varejistas e consumidores aumenta.

F: Há uma percepção na agricultura/indústria de alimentos de que “tornar-se orgânico”, incluindo a adoção das práticas necessárias para fazê-lo, pode ser caro e desafiador. Mas a Barnana conseguiu e cresceu ao fazê-lo. Quais são as forças em jogo?

CS: Para a Barnana e seu parceiro de fabricação, a Agroapoyo, tudo começa com o treinamento do maior número possível de indígenas produtores de banana e fazendeiros de banana. Leva tempo para construir um suprimento escalável de ingredientes orgânicos para qualquer negócio de alimentos.

Então, à medida que a demanda por nosso produto cresce, a Barnana está focada em aumentar o número de produtores orgânicos. Converter agricultores convencionais e demonstrar o valor para eles.

Tornar-se orgânico leva tempo, mas uma vez que você começa, há um pouco de efeito bola de neve, pois outros agricultores veem o benefício não apenas em ganhos financeiros de curto prazo, mas a longo prazo como uma agricultura mais bem-sucedida na comunidade. Isso incentiva as gerações futuras a permanecerem na região e continuarem a cultivar.

Para a Barnana, a questão mais importante e fundamental é pagar aos agricultores orgânicos um preço razoável e sustentável por suas colheitas. Caso contrário, eles não serão receptivos ao que precisa ser feito para converter e sustentar o processo orgânico. Embora você possa oferecer incentivos adicionais, o principal é pagar um preço justo de mercado e comunicar os benefícios da parceria de longo prazo.

Dito isto, para grandes empresas de alimentos, não é realista pensar ou planejar “se tornar orgânico” e não esperar ter um grande impacto em seus resultados. Você tem que pensar diferente.

F: Como a Barnana está ajudando as comunidades agrícolas e a agricultura em uma das áreas mais impactadas pelo clima do mundo a se tornarem mais sustentáveis?

CS: As empresas precisam fazer mais do que financiar os agricultores para se tornarem sustentáveis. Eles precisam treinar, financiar e construir infraestrutura para criar condições que ajudem os agricultores a evitar intermediários que tiram proveito de culturas perecíveis.

Pagamos mais aos agricultores (indígenas) por suas lavouras orgânicas de banana e o cultivo da fruta. Elas são produtos perecíveis que só podem ser vendidos até um certo ponto em seu processo de amadurecimento. Como os agricultores carecem de recursos financeiros para preservar as colheitas, esses produtores precisam recorrer a intermediários que tendem a comprar oportunamente a preços reduzidos.

Como fornecedor da Barnana, os produtores têm acesso direto ao mercado global de alimentos a preços justos. É tanto o conhecimento de que seu produto tem valor, quanto saber que eles podem vender por um preço justo, o que alivia bastante a pressão desses agricultores.

Ter uma fonte confiável de receita é o fator socioeconômico mais importante para a construção de um futuro sustentável para essas comunidades. Impede a migração para as cidades. Se as crianças dessas comunidades agrícolas relevantes para o clima não puderem ter uma vida boa, elas irão embora. Então, não-locais ou corporações podem se mudar para essas áreas e começar a usar práticas insustentáveis.

Apoiar e sustentar a agricultura nessas regiões-chave com valor climático também evita que as florestas sejam cortadas de forma rasa e que espécies invasoras sejam introduzidas. Este é um efeito colateral muito importante.

F: A reciclagem de resíduos de alimentos se tornará um ponto de virada para atingir as metas de sustentabilidade para as indústrias globais de abastecimento de alimentos e agricultura?

CS: A Barnana foi uma das primeiras a falar sobre os benefícios da sustentabilidade da reciclagem como membro fundador do conselho da UFA (Upcycling Food Association).

Os objetivos da organização são ajudar a educar e promover o interesse do consumidor e a educação em questões de desperdício de alimentos. Apenas alguns anos atrás, o termo upcycling (reutilização, na tradução literal) era praticamente desconhecido, mas nos últimos dois anos o número de empresas membros da UFA cresceu para 200.

O upcycling em geral, principalmente no que diz respeito ao fornecimento de alimentos, não se encaixa na cadeia de suprimentos atual, mas exige que seja modificado para realizar uma fase de crescimento dessas soluções ambientais impactantes. Essa jornada está em andamento e crescerá em impacto por meio da ampliação da adoção em todo o setor, com varejistas e consumidores vendo o valor desses tipos de produtos.

F: Como os novos participantes nos mercados de reciclagem de alimentos precisam equilibrar objetivos e interesses financeiros e sustentáveis ​​para promoverem mudanças generalizadas?

CS: Para a Barnana, o ponto de entrada e o foco começaram com os agricultores e parceiros de agroindústria. Não começamos nosso negócio de lanches orgânicos com upcycling, mas descobrimos isso na construção dos processos da cadeia de suprimentos.

É importante que os novos participantes entendam que provavelmente será mais caro iniciar qualquer empresa em que a reinvenção da cadeia de suprimentos e o estabelecimento do valor do produto desempenham um papel tão importante na estratégia de entrada no mercado. É por isso que é fundamental entender o valor que sua empresa e seu(s) produto(s) estão trazendo para os consumidores.

A indústria de alimentos orgânicos nunca foi tão grande, com economias de escala – quanto mais produtos estão disponíveis, mais as pessoas compram. Dito isso, ainda há muito potencial de mercado para os agricultores cultivarem soja e milho. Então, quanto mais demanda houver por produtos alimentícios orgânicos e sustentáveis, mais consumidores irão gravitar em direção ao que é bom para o planeta, e maiores players no mercado da indústria alimentícia podem ajudar a escalá-lo.

F: Por que a Barnana buscou a certificação B Corp? O que você aprendeu com o processo de certificação? Você fez alguma mudança na empresa como resultado?

CS: Já estávamos fazendo muitas das coisas certas, o que tornou o processo de certificação da B Corp bastante tranquilo, sabendo que sempre quisemos fazer o bem para o planeta com um negócio baseado em uma missão de sustentabilidade. Isso significa que já havíamos feito essas perguntas de formação de valor desde o início – devemos fazer lanches orgânicos ou convencionais com mais margem? A resposta é “somente orgânico”, pois essa escolha precisava se alinhar aos nossos valores.

Embora a B Corp não seja um órgão regulador, temos um sistema de verificações internas e continuamos a rever essas questões em relação aos requisitos de certificação da B Corp regularmente. A Barnana também se orgulha de ser uma corporação legal de benefício público (PBC), que mostra nosso compromisso de longo prazo com os valores da empresa.

Fazer a coisa certa primeiro sempre será nosso foco. Embora sempre haja motivos para fazer mudanças e ajustes em nossas práticas de negócios, é ótimo ter esse conjunto de valores para alinhar, à medida que continuamos a evoluir nossa missão. À medida que B Corps como Barnana amadurecem e crescem, elas inspiram futuros empreendedores a iniciar negócios onde o triple Bottom Line está embutido no modelo de negócios.

Em termos de mentalidade da força de trabalho da empresa como B Corp, medir o que importa é muito mais do que provar que estamos tratando bem as pessoas e o planeta; trata-se também de garantir que nosso negócio possa ser uma força para mudanças positivas no mundo.

*Cristóvão Marques é colaborador da Forbes EUA e professor de gestão na Judge Business School de Cambridge. Já lecionou na Cornell por seis anos e, antes disso, na Harvard Business School por 10 anos. Seu mais recente livro, Better Business, mostra o potencial da certificação B Corp e os modelos de governança das partes interessadas em reformar o capitalismo.