Dia da Terra: 5 games que incentivam a sustentabilidade

Conheça jogos para comemorar a data e aprender mais sobre a importância dos recursos do planeta.

Erich Mafra
Compartilhe esta publicação:
Tarik Kizilkaya/Getty Images
Tarik Kizilkaya/Getty Images

Disponíveis em diversas plataformas, videogames podem ser ferramenta para incentivar o debate sobre sustentabilidade no Dia da Terra

Acessibilidade


Comemorado hoje (22), o Dia da Terra foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2009, para chamar a atenção do mundo à importância da discussão de questões climáticas e sustentáveis para o futuro do planeta. A escolha da data é uma homenagem ao ativista norte-americano Gaylord Nelson que, em 1970, liderou protestos pioneiros sobre o tema nas cidades de Washington, Nova York e Portland. Na época, cerca de 20 milhões de pessoas participaram das passeatas. Desde então, muitas outras formas de conscientização surgiram além desses eventos presenciais, principalmente no ativismo digital. Um desses caminhos para disseminar ensinamentos sobre o tema ocorre por meio de videogames disponíveis para consoles como Xbox e Playstation, ou para os smartphones.

Diversas desenvolvedoras como Rockstar, Ubisoft, entre outras empresas, tentam recriar características de mundo real na concepção de jogo eletrônico que tem como papel principal divertir seus fãs. Mas não ficaram somente aí. As empresas se especializaram em criar dinâmicas que podem ensinar sobre a sustentabilidade do planeta, seus limitados recursos e como preservá-los.

LEIA TAMBÉM: Global Citizen planeja 6 fundos de impacto sustentável de até US$ 1 bi cada

Por isso, neste Dia da Terra, compilamos cinco games para comemorar a data e aprender mais sobre sustentabilidade. Confira abaixo:

Minecraft

Divulgação
Divulgação

Para sobrevivência no Minecraft, jogador pode criar fazendas e deve gerenciar recursos

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Com cerca de 141 milhões de jogadores ativos atualmente, Minecraft já é considerado um clássico moderno por muitos gamers que se interessam por ambientes digitais que permitem a construção de casas, utensílios e outros itens de sobrevivência. Mas o jogo também pode ser utilizado para ensinar sobre o uso consciente de recursos. Para manter a vida do personagem principal, e matar sua fome, o gamer precisa entender conceitos como agricultura e pecuária para poder criar animais e vegetais em um ambiente controlado. O game está disponível para PC e consoles como Xbox, Playstation, Switch e outros.

Plasticity

Divulgação
Divulgação

Em Plasticity, escolhas de jogador podem ser irreversíveis e afetar o planeta

Criado por estudantes do programa de games da USC (Universidade do Sul da Califórnia), o jogo de estilo puzzle Plasticity apresenta uma versão do planeta Terra no ano de 2140. Na história, o meio ambiente está devastado pelo consumo desenfreado de plástico e as decisões da personagem controlada pelo jogador podem piorar ou melhorar a situação. Os desenvolvedores ressaltam que poucas decisões com impacto negativo no planeta virtual são reversíveis, por isso o gamer deve se atentar a cada movimento realizado. Este jogo está disponível gratuitamente na plataforma Steam.

Farming Simulator 

Divulgação
Divulgação

Além do cultivo de grãos, o Farming Simulator 22 inclui atividades como pecuária, silvicultura e até apicultura

Nos moldes de simuladores como o Microsoft Flight Simulator ou Euro Truck Simulator 2, o Farming Simulator se baseia na rotina do agronegócio para oferecer diversão e ensinamentos aos gamers. Com mapas localizados na França, no meio-oeste dos EUA ou nos Alpes Suíços, o jogador deve escolher o negócio mais adequado, de acordo com a região, levando em consideração características como clima e períodos de safra. O jogo também apresenta a agricultura de precisão e como a sua adoção pode tornar uma fazenda mais “eco-friendly”. O game está disponível para PCs e consoles como Xbox e Playstation.

Beyond Blue 

Divulgação
Divulgação

Em Beyond Blue, jogador tem acesso a uma enciclopédia sobre formas de vida marinha

No game Beyond Blue, disponível para PC, Xbox, Playstation e Switch, o jogador controla a personagem Mirai, uma cientista e exploradora do mar. Desenvolvido pela BBC Studios, em parceria com a OceanX, uma iniciativa de exploração oceânica, a ideia do jogo é que o gamer possa explorar o ambiente marinho por meio do uso de tecnologias inovadoras. Além disso, o jogo oferece uma enciclopédia com dados científicos sobre as criaturas que podem ser encontradas no mar. Conforme os desenvolvedores, Beyond Blue propõe um caminho de conscientização sobre a “incrível vastidão dos nossos oceanos” em um mundo afetado por mudanças climáticas, pesca predatória e desperdício de plásticos.

Coleta Seletiva

Reprodução/Escola Games
Reprodução/Escola Games

O jogo Coleta Seletiva ensina reciclagem para crianças de maneira lúdica

De maneira lúdica e dedicado ao público infantil, entre 6 e 9 anos, o jogo Coleta Seletiva tem o objetivo de conscientizar a garotada sobre reciclagem. Em um primeiro passo, os personagens do jogo ensinam a criança sobre a utilidade de cada uma das cinco latas de lixo, que oficialmente têm cores padronizadas para cada destino de descarte. Em seguida, o game desafia o jogador a fazer esse descarte de resíduos corretamente, como forma de educação para a manutenção sadia do meio ambiente. Coleta Seletiva é uma boa opção para ensinar os filhos, desde cedo, sobre o papel da reciclagem nos dias atuais. O jogo está disponível gratuitamente online.

Compartilhe esta publicação: