O faturamento, por sua vez, atingiu US$ 1,33 bilhão no período, alta de 5% no comparativo anual, conforme levantamento da Associação Nacional de Exportadores de Sucos Cítricos com base em dados do governo federal, que considera a bebida FCOJ Equivalente a 66º Brix.
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As adversidades climáticas ocorreram no ano passado e prejudicaram o desempenho das lavouras e frutos que originaram o suco que vem sendo exportado nesta temporada.
A Europa continua sendo o principal destino do suco brasileiro, mas as exportações para o continente totalizaram 518.013 toneladas, uma redução de 5,36%.
Em faturamento, os embarques para o mercado europeu somaram US$ 853,4 milhões, valor 3,85% maior em relação ao mesmo período da safra passada.
Já a China importou o total de 65.615 toneladas, volume 50,89% maior do que o registrado um ano antes, que gerou um crescimento de 53,64% no faturamento, a US$ 78 milhões.
“O volume exportado nos últimos 10 meses para a China já é maior que o volume das últimas dez safras. Isso demonstra um processo de amadurecimento do mercado, o que é importante para a descentralização do eixo Europa-Estados Unidos”, afirmou em nota o diretor-executivo da CitrusBR, Ibiapaba Netto Netto.