Agtech Sima recebe aporte para crescer no Brasil

8 de julho de 2022
Divulgação

Da esq. para a dir: Geronimo Oliva, Agustín Rocha, Mauricio Varela, Andrés Yerkovich e Pablo Etchanchu

Na contramão da tendência de um mercado mais enxuto para as startups, a agtech Sima, que nasceu em Rosário, na Argentina, em 2015, e hoje está em oito países da América Latina, anunciou que a ordem é contratar, visando sua expansão no Brasil e o desenvolvimento de novos modelos de negócios

A agtech acaba de encerrar uma rodada de investimentos de US$ 2 milhões (R$ 10,7 milhões) que serão utilizados também para fortalecer sua posição no México.

LEIA MAIS: Lista da Forbes reúne 20 mulheres inovadoras nas agtechs

“Isso representa um feito muito importante no atual contexto do mercado de inovação mundial”, disse Andres Yerkovich, CEO da agtech e um dos fundadores, juntamente com Geronimo Oliva, Agustín Rocha, Mauricio Varela e Pablo Etchanchu. A Sima oferece uma plataforma para monitorar, controlar e analisar dados de lavouras. Atualmente são 5 milhões de hectares monitorados entre usuários pagos.

Os investidores incluem fundos como Xperiment Ventures, que liderou a rodada, Sancor Seguros Ventures, VX Ventures e Bridge Partners, entre outros. A Xperiment Ventures, por exemplo, é um fundo agtech que traz conhecimento e experiência em escalabilidade de produtos e tecnologia, além de uma compreensão profunda do ecossistema agro. “Por outra parte, a Sancor Seguros Ventures vem para ajudar no desenvolvimento de um modelo de negócios pensado em reduzir o risco dos produtores rurais, enquanto VX Ventures será o partner estratégico para modelos de negócios focados em produção sustentável, tanto no Brasil como na Argentina. Bridge Partners está sendo um player estratégico no softlanding no México”, diz Yerkovich.

Divulgação

Um das linhas de atuação é o mapeamento de pragas, como a cigarrinha do milho

A agtech, que hoje tem 30 colaboradores, planeja dobrar esse número até dezembro. “Queremos replicar o sucesso da agtech na Argentina, onde somos o principal fornecedor de agricultura digital” disse Yerkovich. Atualmente, a Sima monitora cerca de 10% da área produtiva total da Argentina. Para o ciclo 2021/22, a superfície agrícola projetada para cultivo no país foi de 38,7 milhões de hectares.

Em busca dos algoritmos

A agtech deu seus primeiros passos em 2013, quando Oliva e Varela, na época estudantes de agronomia, realizaram um projeto de monitoramento de pragas. Yerkovich, engenheiro em informática, se juntou a eles para tirar o projeto do papel. Um ano depois, Rocha, que também é agrônomo, e Pablo Etchanchu, na informática, reforçaram o time que deu origem à agtech.

Atualmente, a Sima, juntamente com a Universidade de Maryland, dentro do projeto NASA Harvest, está trabalhando na otimização de algoritmos que permitam estimar a produtividade das culturas alguns meses antes de serem colhidas, com mais de um 80% de eficácia. A agtech também trabalha em conjunto com grandes empresas, entre elas a Bayer. Por exemplo, em uma rede de monitoramento da principal praga de milho neste momento: a cigarrinha. A cigarrinha-do-milho é considerada uma das mais severas pragas na América Latina, nos dias atuais . No Brasil, a praga vem atacando as lavouras há cerca de oito safras e pode levar a perdas de 100% do cultivo.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022