O que as curadoras do FIT, Melissa Marra-Alvarez e Elizabeth Wayb mostrou, por meio da exposição que começou no dia 13 de setembro, e do lançamento de um livro, é que não só há um fascínio pelos dois pesos pesados da expressão que atravessa séculos, a comida e a moda, mas hoje elas estão mais presentes do que nunca e, definitivamente, se tornaram mais popular.
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Basta uma olhada em uma das plataformas mais populares, o Instagram, para ver coisas como a sacola de hambúrguer “Nice Buns”, de Betsy Johnson, as joias Delicacies Pasta ou a colaboração Tiniest Croissant Charm, de Catbird e L’Appartment 4F. Recentemente, um vídeo no YouTube, mostrava o chef Stefano Secchi, do Rezdora de Nova York, criando pasatelli en brodo e usando uma camiseta preta gráfica, com a mensagem Tutto Fa Brodo, em branco brilhante na frente.
Não é por acaso que, ao caminhar pela exposição, declarações como “Você é o que você come” também tenham sido transformadas em “Nós comemos o que somos”, demonstrando a indefinição dos limites entre como nos identificamos e nos expressamos – culturalmente, politicamente, sexualmente, etc. – e como e o que comemos.
Uma semana após a inauguração da exposição, em setembro, em entrevista, a curadora Way e Alvarez dizia que o cerne da ideia da exposição começou com um conceito em torno dos sentidos e, embora o tom tenha sido recebido com desconfiança e positividade, as duas curadoras rapidamente perceberam que poderia se tornar muito complicado.
Decidiram então levar para a exposição um tema que fazia mais sentido no dia a dia das pessoas. Foi durante um almoço em 2018, lembra Marra-Alvarez, quando escolheram focar em sabor. “Enquanto estávamos pesquisando, começamos a perceber o quão vasto era o assunto, e foi aí que a ideia realmente decolou”, afirma ela. Até a palavra sabor conecta instantaneamente os mundos da comida e da moda.
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Como acrescenta Diamond, o momento é propício à exposição e ao livro. Comida e moda nunca estiveram tão intimamente ligadas como hoje. Com tendências recentes, como roupas com estampas de alimentos e a estética Grocery Girl, até Girl Dinner e Tomato Girl Summer, as conexões entre comida e moda, e a expressão pessoal e as decisões por trás delas, são ilustradas em todas as mídias sociais. E embora as imagens tomem conta de lugares como Instagram e TikTok de forma ousada e visual, elas também criam conversas virtuais que falam simultaneamente sobre a alegria que cerca as interseções criativas, bem como a intensidade em torno de tópicos como gênero, desigualdade, religião, positividade corporal e meio ambiente.
“A exposição é organizada tematicamente”, diz Way. “Começando no início do dia com café da manhã na cozinha da moda.” Completa com uma geladeira e torradeira ornamentadas, a cozinha acena de volta aos anos 1950 com uma homenagem a clientes icônicos e donas de casa vestidas com esmero. Os visitantes então vão ao mercado, almoçam em fast food e até vislumbram a linha McDonald’s da Moschino’s de 2014 ou designers de estampas de alimentos, como o Pasta Puffer de Rachel Antonoff. Em seguida, é possível seguir para a loja de doces e um restaurante sofisticado para jantar, com cada sessão temática apresentando moda de designers de todo o mundo.
Ao longo do livro e da exposição, os espectadores têm uma experiência dupla, onde o lado divertido e caprichoso da moda chama a atenção, então logo se percebe, como explica Way, “as muitas maneiras metafóricas pelas quais a moda se aproxima do mundo da comida para falar sobre tendências, consumismo ou consumo. Uma das seções finais da exposição aborda a sustentabilidade e o meio ambiente, apresentando muitos designers de roupas reaproveitadas a partir do desperdício de alimentos.
*Kristin L. Wolfe é colaboradora da Forbes EUA. Escreve sobre gastronomia, restaurantes, arte e cultura.