Tendências alimentares para 2024 vão de comidas antigas a guloseimas e personalizações

Apresentado por
3 de janeiro de 2024
Tara Moore_Getty

Consumidores vêm ditando tendências alimentares cada vez mais precisas

Quer saber o que os norte-americanos, e muitos outros mercados consumidores de ponta que ditam tendências, comerão em 2024? Especialistas em alimentos e comidas têm alguns palpites. E, alerta de spoiler, não é nada que as pessoas já não tenham visto antes. É esperado que as tendências atuais vistas nas redes sociais tenham força total em IRL (in real time, na sigla em inglês), muitas plantas em todos os pratos e mais diversidade em projetos culinários.

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Aqui está o que as pessoas vão comer, ou realmente querem comer em 2024, graças a essas tendências alimentares. Esses movimentos podem impulsionar e diversificar as cadeias do campo à mesa, abrindo mais mercado para os produtores rurais:

Os clássicos estão de volta

Se você notou tendências recentes nos pratos de antigamente, a chamada Gilded Age (aqui usados para designar os anos 1920), espere ainda por mais sabores do passado. Termidor de lagosta, melba de pêssego e outros pratos similares estão de volta à moda, muitas vezes com um novo toque.

O chef Andrew Zimmern, uma personalidade de TV nos EUA e ganhador do prêmio James Beard, para reconhecer chefs, donos de restaurantes, autores e jornalistas do setor de alimentos nos EUA, concorda e espera que pratos de até 150 anos “aumentem em popularidade”.

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Joe Isidori, chef com estrela Michelin e proprietário do Arthur & Sons, de Nova York, também acha que a velha escola está de volta à moda em 2024, incluindo pratos atemporais de molho vermelho, churrascarias nostálgicas e bistrôs franceses que enfatizam a simplicidade e a despretensão.

Pontos de vendas da Era 2020

Os supermercados podem parecer obsoletos para alguns, especialmente aqueles que buscam por novas experiências, em vez do tédio do self check-out ou da monotonia da entrega de alimentos. Lojas especializadas e mercearias contemporâneas estão surgindo e esses empórios dignos de destino serão ainda mais populares em 2024.

“Os espaços de varejo não convencionais estão se tornando epicentros de exploração culinária, apresentando uma gama diversificada de itens essenciais de despensas premium”, diz Aishwarya Iyer, fundadora e CEO da Brightland, uma produtora de azeite extra virgem, vinagres e mel, na Califórnia. “O apetite do consumidor por produtos exclusivos e de alta qualidade está remodelando o cenário dos supermercados.”

Embalagem chamativa

O design gráfico é tudo, seja em uma garrafa de azeite ou em uma sacola para viagem. Tudo é um momento, tudo é conteúdo, tudo pode despertar alegria. Espere que a estética esteja em toda parte em 2024, e não apenas em produtos e marcas caras.

Aishwarya percebeu uma tendência crescente de consumidores que buscam prazer em produtos embalados, priorizando o gosto do consumidor e os aspectos visuais e táteis da apresentação do produto. Até mesmo o sal da marca Diamond Crystal Kosher Salt, um item padrão da despensa, passou por uma reformulação de marca.

Alimentos vegetais não querem ser alternativas às carnes

De acordo com as previsões de tendências alimentares da Whole Foods 2024, a culinária baseada em vegetais “colocará o ‘vegetariano’ de volta em seu hambúrguer vegetariano e diminuirá os rótulos em toda a categoria de baseados em vegetais”, sendo destinados a todos os consumidores.

Eles não mais se mostrarão como “uma alternativa à carne”. Ou seja, os produtos vegetarianos e veganos falarão por eles mesmos, feitos com cogumelos, nozes, tempeh e legumes. Mesmo em restaurantes, a FSR Magazine cita cardápios vegetais como a principal tendência para 2024. Brócolis no pão, alguém topa?

Tratar a cultura, maximizada

O maximalismo está na moda. A cultura das guloseimas está em alta. Pequenas guloseimas estarão por toda parte. Seja comprando um ingrediente estético em uma loja ou apenas um doce para tornar o dia melhor, as guloseimas estarão por toda parte em 2024. Pequenos luxos serão tentadores até mesmo para os mais frugais entre nós.

*Melissa Kravitz Hoeffner é colaboradora da Forbes EUA e escreve sobre tendências de alimentação, gastronomia, viagens e estilo de vida e a interseção de cultura, gênero, negócios e política nessas áreas.(tradução: ForbesAgro)