CEOs do agro dizem que IA Generativa vai renovar as cadeias alimentares globais

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7 de fevereiro de 2024
OsakaWayne/Getty

A IA Generativa está mudando as cadeias de alimentos e é caminho sem volta

Os CEO da indústria do agronegócio estão se adaptando para tirarem partido de tecnologias avançadas como a IA generativa, ou GenIA, ao mesmo tempo que satisfazem a procura dos consumidores por produtos sustentáveis ​​e equilibram novos modelos de negócio com as expectativas da mão de obra do setor em termos de salários dignos.

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Estas foram as conclusões dos painelistas durante uma mesa redonda que apontou os caminhos dessa tecnologia durante a conferência da IFPA (International Fresh Produce Association), associação com sede em Washington que representa empresas de todos os segmentos da cadeia global de frutas, flores, legumes e verduras, realizada nos EUA, no início deste mês de fevereiro.

GenAI é uma superpotência na cadeia alimentar

A agricultura regenerativa que se concentra na melhoria da saúde do solo para obter produtividade, nutrição e biodiversidade ideais está entre as mais recentes inovações agrícolas sustentáveis. Elliott Grant, CEO da Mineral, empresa comprada pela Alphabet, controladora do Google, que tem como missão “ajudar a ampliar a agricultura sustentável”, diz que as ferramentas avançadas de IA começam a provocar profundas mudanças nas práticas agrícolas.

“A agricultura regenerativa é mais desafiadora e complexa para os agricultores, e eles precisam de apoio e educação para partilhar as melhores práticas entre os produtores e os retalhistas a jusante”, afirma Grant. “Novas ferramentas de IA podem ajudar o setor a partilhar dados ao longo da cadeia de abastecimento…e os intervenientes a jusante ao longo da cadeia de abastecimento estão dando sinais e incentivos para os produtores embarcarem nesta jornada.”

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Embora Grant diga que espera que a GenAI execute tarefas humanas – como percepção e raciocínio, no nível humano ou acima dele dentro de 10 anos –, ele está mesmo otimista com o impacto no setor do agronegócio, principalmente no setor produtivo.

“E se milhares de produtores pudessem colaborar com dados para realizar grandes experiências e descobrir melhores formas de crescer”, disse ele. “E se pudéssemos desbloquear a diversidade genética que existe em milhares de anos de melhoramento de culturas, mas que ainda permanece em bancos de genes sem ser descoberta? O humano mais a IA são melhores do que ambos separadamente… A IA não substituirá as pessoas, mas as empresas que não usam IA serão substituídas.”

Apesar das preocupações com a possibilidade de a IA assumir o controle dos empregos das pessoas, encontrar e manter os melhores talentos num mercado de trabalho com escassez de mão-de-obra é outro grande desafio na indústria do agronegócio.

“Algumas organizações carecem de clareza cultural… Para ter sucesso na procura de talentos, diga às pessoas quem você é, e elas poderão decidir se querem trabalhar lá”, disse Johnny Taylor, presidente e CEO da Society for Human Resource Management, com sede na Virginia. “As pessoas querem saber que há um emprego para elas. E dada a rápida mudança, há uma exigência de que [os empregadores] invistam na melhoria e requalificação das pessoas.”

Divulgação_SHRM

Johnny Taylor, SHRM, diz que parte das empresas carece de clareza cultural

Além disso, o agronegócio está se transformando num contexto de aumento dos custos, incluindo os salários da força de trabalho, que estão se tornando uma ameaça existencial para a indústria do agronegócio. “Há tensão entre o funcionário que quer e precisa ganhar mais dinheiro e o consumidor que quer gastar menos”, disse Taylor. “Na agricultura, se custa mais colocar um produto no mercado, então é preciso cobrar mais. Os CEOs ficam presos no meio, tentando descobrir como pagar aos funcionários um salário digno e ganhar dinheiro para a empresa.”

“Há tensão entre o funcionário que quer e precisa ganhar mais e o consumidor que quer gastar menos”, disse Taylor. “Na agricultura, se custa mais colocar um produto no mercado, então é preciso cobrar mais. Os CEOs ficam presos no meio, tentando descobrir como pagar aos funcionários um salário digno e ganhar dinheiro para a empresa.”

Walmart democratiza alimentos sustentáveis

Não é de estranhar que grandes retalhistas como o Walmart estejam considerando estratégias de negócios sustentáveis ​​juntamente com a acessibilidade dos produtos. A empresa colabora com fornecedores como parte de suas estratégias de fornecimento responsável em projetos que incluem práticas agrícolas regenerativas. “Nossa missão é ajudar as pessoas a economizar dinheiro para que possam viver melhor”, disse Andrea Albright, vice-presidente executiva de sourcing do Walmart.

Andrea Albright, do Walmart, diz que ações de longo prazo são fundamentais

“Uma das coisas que os fornecedores mais desejam de nós são sinais de demanda de longo prazo para a continuidade de seus negócios. Pode custar um pouco mais, mas terá melhor qualidade e resiliência. Temos que democratizar a regeneração, tornando estes produtos acessíveis. Um exemplo é o nosso co-desenvolvimento com a BeyondGreen para talheres compostáveis.”

Agricultura sustentável baseada em dados

Para Anja Strothkamper, vice-presidente global de agronegócio e gestão de commodities da SAP, a tecnologia é fundamental para cumprir as previsões das Nações Unidas que exigem a duplicação da produção agrícola mundial até 2050 para alimentar mais de nove bilhões de pessoas com alimentos de maior valor.

“O agronegócio está se transformando rapidamente com práticas agrícolas sustentáveis ​​baseadas em dados e novos modelos de negócios possibilitados por soluções baseadas em nuvem, como a SAP Intelligent Agriculture”, disse Strothkamper. “Os agricultores estão adotando avanços como a agricultura de precisão. E estão descobrindo como a GenAI e as análises modernas podem automatizar a colheita e o controle de qualidade para obter maior eficiência. Tornar toda a cadeia de valor alimentar mais previsível terá um impacto positivo duradouro no nosso planeta e na sua população.”

* Susan Galer é colaboradora da Forbes EUA. Desde 2011 é diretora de comunicação da SAP Global. Já passou por empresas como Burson-Marsteller e Lois Paul & Partners. (Tradução: Forbes Agro)