O índice da ONU (Organização das Nações Unidas) para os preços de óleos vegetais avançou 70% desde junho do ano passado, para máximas de nove anos, depois que a escassez de mão de obra nas plantações de palma da Ásia e o clima adverso em importantes centros produtores de girassol, canola e soja diminuíram a fabricação de óleos vegetais e levaram os estoques para os menores níveis em dez anos.
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Após impactos da Covid-19, a recuperação na demanda aumentou o aperto no mercado, assim como a eleição de Biden e suas promessas de uma revolução da energia limpa, que parecem ter potencial de aumentar mais a demanda por biocombustíveis. “Há um novo fator que surgiu depois da eleição do presidente Biden e que elevou a projeção para a demanda por óleo de soja: o biodesel 100%“, disse Dorab Mistry, importante analista do setor de óleos vegetais.
“Quatro refinarias já disseram que vão encerrar o refino de combustível fóssil e, no lugar, começar a produzir combustíveis à base de óleos vegetais.”
Os contratos futuros do óleo de palma na Malásia, referência para o óleo vegetal mais negociado do mundo, recentemente ultrapassaram 4 mil ringgits (cerca de R$ 5.337,95) por tonelada pela primeira vez desde 2008.
“Há essa discussão antiga sobre alimento versus combustível, mas ninguém ousa discutir sobre isso, porque agora só se fala em energia ‘verde'”, disse Mistry, diretor da Godrej International, à Reuters. “Vai levar muito tempo, além de muitas reclamações dos países em desenvolvimento, para que as pessoas realmente tentem diminuir o ritmo em que a energia ‘verde’ está sendo produzida.”
Por outro lado, a esforço em favor dos veículos elétricos ajudará a limitar o aumento no uso de óleos vegetais para a produção de biodiesel, segundo Phin Ziebell, economista de agronegócios do National Australia Bank, em Melbourne.
“É mais provável que o biodiesel vá para o transporte pesado, como caminhões e trens, assim como para serviços de terraplanagem e construção”, disse ele. (Com Reuters)
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