Turismo da Suíça lança iniciativa para promover a sustentabilidade

Sanga Park/Getty Images
Sanga Park/Getty Images

Com o projeto SWISStainable, a Suíça busca incentivar viagens mais responsáveis pelo país

A Suíça quer se transformar em um destino excepcionalmente sustentável – e já promove as ações necessárias para atingir o seu objetivo. Uma das mais recentes é a SWISStainable (trocadilho do seu nome com sustentabilidade, em inglês), iniciativa anunciada pelo presidente do Turismo suíço, Martin Nydegger, que busca ser um guia para viagens mais conscientes e responsáveis

O projeto incentiva os viajantes a vivenciar o país de forma mais eco-friendly no país, através do maior contato com a natureza, experiências culturais autênticas, consumo de produtos regionais e estadias mais longas – o que pode impactar positivamente o meio ambiente e a economia local. 

LEIA MAIS: 10 melhores países para o turismo sustentável

O guia reúne indicações de hospedagens e restaurantes sustentáveis, além de meios de transporte ecologicamente corretos – como a linha férrea suíça (que contribui somente com 0,2% do total de emissões de CO2 do todo o tráfego) e viagens de bicicleta ou a pé. 

Entre as várias experiências de sustentabilidade na Suíça, estão o MS Diamant, um passeio pelo lago Lucerna a bordo de um barco considerado ecologicamente neutro (movido a propulsão híbrida, com consumo de combustível e emissão de CO2 muito menores), e o E-PostBus, ônibus de energia renovável que leva turistas pelas montanhas e lagos da famosa cidade de Interlaken. 

Os fornecedores da indústria do turismo poderão fazer parte da campanha, quer eles já tenham certificado de sustentabilidade ou estejam apenas no começo do processo em busca de mais ações ambientais.

Meios de transporte, acomodações, atrações e outros setores podem participar do programa e receber um selo de acordo com seu nível de compromisso com a sustentabilidade. “Se aprendemos algo durante a pandemia, é que temos que usar nossos pontos fortes com mais confiança no futuro. E o turismo sustentável é, sem dúvida, um deles”, disse Nydegger durante a conferência de mídia anual do Turismo da Suíça.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).