Líderes cristãos se unem para alertar contra os perigos da mudança climática

Apresentado por
15 de setembro de 2021
Reprodução/Forbes

No início deste mês, os líderes cristãos falaram em conjunto por uma ação sobre a mudança climática

No início deste mês, o Papa Francisco, o Patriarca Ecumênico Bartolomeu e o Arcebispo Justin Welby de Canterbury, chefes das igrejas Católica Romana, Ortodoxa e Anglicana respectivamente, divulgaram uma declaração conjunta sobre os perigos da mudança climática e os imperativos religiosos para agir agora em relação a um futuro sustentável.

Embora os três líderes tenham falado muito sobre as mudanças climáticas, esta declaração serviu como sua primeira mobilização conjunta sobre sustentabilidade. Ela foi lançada antes da Conferência sobre Mudanças Climáticas (COP26) em Glasgow, em novembro.

LEIA TAMBÉM: Biden diz que clima extremo custará mais de US$ 100 bilhões aos EUA este ano

A postura reflete as declarações anteriores dessas igrejas cristãs sobre as mudanças climáticas, como o Papa Francisco no ‘Laudato si’ – encíclica em que o pontífice critica o consumismo e o desenvolvimento irresponsável – , muitas vezes chamado de “Encíclica sobre Mudanças Climáticas”, em 2015. O Patriarca Bartolomeu, o líder dos Cristãos Ortodoxos do mundo, sempre foi conhecido como o “Patriarca Verde”, que defende a ética de proteger o meio ambiente. O Arcebispo Welby também defendeu ações sobre a mudança climática, afirmando que “seguir Jesus deve incluir estar ao lado daqueles que estão na linha de frente desta catástrofe que se desenrola”.

 

O apelo cristão às mudanças climáticas

Reprodução/Forbes

Em sua primeira declaração conjunta, o Papa Francisco (extrema esquerda), o Patriarca Bartolomeu (à esquerda do meio) e O Arcebispo Justin Welby (extrema direita) pede uma ação sobre a mudança climática

Agir em prol da sustentabilidade faz parte da vocação cristã, afirmam os líderes. “Enfrentamos uma injustiça profunda”, dizem. “As pessoas que sofrem as consequências mais catastróficas desses abusos são as mais pobres do planeta e são as menos responsáveis por causá-los.”

Os três líderes também alertam contra a maximização do lucro atualmente em detrimento das gerações futuras e apontam para exemplos na Bíblia. “Somos alertados contra a adoção de opções de curto prazo e aparentemente baratas de construir na areia, em vez de construir na rocha para que nossa casa comum resista às tempestades (Mt 7,24-27)”. A solução que beneficia o nosso futuro, ou a opção mais sustentável, pode nem sempre ser aquela que maximiza os lucros.

Isso ocorre paralelamente ao tema do documento de que estamos todos interconectados. Nossas ações afetam uns aos outros, seja em um mundo distante ou nas gerações futuras. “Ninguém está seguro até que todos estejam seguros, nossas ações realmente afetam umas às outras e o que fazemos hoje afeta o que acontece amanhã”, afirmam.

VEJA MAIS: Conheça 3 jovens que estão mudando o mundo

Eles incentivaram as pessoas a pensar sobre como estamos usando recursos e a trabalhar juntos pela sustentabilidade, bem como a orar pelos líderes mundiais antes da COP26. Para investidores e líderes de administrações e empresas, eles pediram para colocar as pessoas acima dos lucros e focar no longo prazo.

A declaração vem como parte da Temporada da Criação de 2021, um impulso ecumênico para proteger e defender toda a criação.

 

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.