Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / ForbesLife / Marca britânica Lunaz transforma carros clássicos em elétricos

Marca britânica Lunaz transforma carros clássicos em elétricos

Entre modelos nos quais a empresa trabalha, está um Rolls-Royce Cloud 1956

Nargess Banks
20/10/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Reprodução
Reprodução

Entre modelos nos quais a empresa trabalha, está um Rolls-Royce Cloud 1956


Resumo:

  • Modelos como Rolls-Royce Phantom V 1961 e Jaguar XK120 1953 estão entre as primeiras apostas da Lunaz em transformar carros clássicos em versões elétricas;
  • A ideia do criador David Lorenz é melhorar a vida útil dos veículos e atualizá-los com necessidades contemporâneas;
  • A equipe da Lunaz é composta por funcionários com experiência em montadoras como Rolls-Royce, Ferrari, Aston Martin, Ford, Jaguar, Volkswagen e McLaren.

Antigamente, os carros eram construídos com amor. Meticulosamente projetados, metal esculpido e os interiores criados por especialistas. O automóvel tinha valor, não apenas material, mas também emocionalmente. Eles não eram objetos descartáveis. Na era da produção em massa, do hiperconsumo e da crescente conscientização quanto a danos ambientais causados ​​pelo “fast fashion” (sejam roupas ou carros), muitos estão revendo sua visão de produtos e propriedade. Uma coisa é torná-los elétricos, mas a verdadeira sustentabilidade é a reutilização. Ou seja, dar nova vida a objetos que já existem.

LEIA MAIS: McLaren revela novo carro elétrico para crianças 

É isso que a Lunaz quer fazer. A nova marca britânica restaura carros clássicos e os converte em elétricos. Seu objetivo é preparar os carros mais bonitos e famosos da história para o futuro. Um Rolls-Royce Phantom V 1961 de oito lugares, um Jaguar XK120 1953 e um Rolls-Royce Cloud 1956 estão sendo preparados para a introdução no mercado. “A missão da Lunaz é definir o futuro dos clássicos”, diz o fundador da empresa, David Lorenz. “Preservamos o passado ao abraçar o futuro, fazendo os carros mais bonitos da história terem um propósito relevante.”

Este também não é um projeto de vaidade. Os motores exclusivos são projetados e fabricados sob a orientação do ex-diretor técnico da Renault F1, Jon Hilton, na sede da Lunaz, na casa do automobilismo britânico em Silverstone, Reino Unido. O primeiro produto anunciado e já em fase final de teste é um XK120 by Lunaz, equipado com uma bateria elétrica de 80 kWH, motores duplos de aproximadamente 226,7 kg a partir da velocidade zero do motor e 279,6 kW de potência.

O fundador da empresa gostaria que a próxima geração pudesse desfrutar de carros clássicos, mas de maneira progressiva e sustentável. Ele gosta de usar a tecnologia para preservar esses ícones da história do design. Tudo isso destacado pelo nascimento de sua primeira filha, Luna (cujo nome inspirou o da empresa). “Para minha filha, não ter acesso a um carro como o Mercedes-Benz 190SL quando ela for maior de idade seria uma tragédia. Sem a Lunaz, essa é a realidade que ela enfrentaria”, explica.

A Lunaz está usando especialistas do automobilismo -da Rolls-Royce, Ferrari, Aston Martin, Ford, Jaguar, Volkswagen, McLaren-, todos reunidos entre os vários fornecedores de Silverstone e arredores. A empresa fica ao lado da Virgin Racing Formula E, enquanto o workshop técnico fica ao lado da equipe de corrida Corse Clienti da Ferrari. Da mesma forma, o time interno de design e fabricação trabalhou em vários campos: automóveis, marítimo, arquitetônico e de aviação.

O processo de restauração e conversão representa a reengenharia do zero. Após uma inspeção, cada canto é pesado para entender a distribuição de peso original, informações sobre as decisões sobre a configuração do chassi, trem de força e a suspensão. Depois disso, o motor de combustão interna e os sistemas associados são removidos e o chassi é preparado para eletrificação, embora os detalhes da tecnologia de propulsão elétrica da Lunaz sejam rigorosamente protegidos.

VEJA TAMBÉM: Jaguar Land Rover aprova modelo de carro elétrico 

A próxima etapa envolve a digitalização do carro em 3D, para que os engenheiros possam criar modelos detalhados. As formas tradicionais de construção de carrocerias e restauração são usadas em carros desmontados de sua carcaça de metal, já que defeitos imperceptíveis do corpo são tratados manualmente antes do início do processo de acabamento da superfície.

“A solução Lunaz pega carros que estão mau estado e lhes dá um novo objetivo. Esses carros serão fiéis ao original na estética, inigualáveis no desempenho e sem problemas no uso diário. Dar nova vida a esses clássicos representa uma engenharia vital no sentido mais puro”, diz Hilton.

A mesma abordagem se estende ao interior, pois a equipe de design interno faz adaptações sutis para integrar tecnologia conectada e sistemas de áudio. A marca também oferece acessórios associados a grupos de transmissão de energia elétrica. Finalmente, novos sistemas de ar condicionado e aquecimento eletrônico são instalados e o acelerador é convertido em um sistema de aceleração por fio.

Os carros da Lunaz custam cerca de £ 350 mil (US$ 428 mil), e a marca receberá pedidos a partir do próximo mês. “Eu queria que um carro como um Jaguar 1953 fosse meu veículo diário. A Lunaz pega uma história que todos gostamos e oferece um futuro brilhante”, diz Lorenz. “Quero responder às demandas daqueles atraídos pela beleza e o romance dos carros clássicos, mas rejeitá-los porque a proposta atual não está alinhada com suas sensibilidades e requisitos de estilo de vida. A Lunaz fornece a essas pessoas a solução perfeita; um clássico elétrico bonito, mas utilizável, sustentável e confiável”.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • carro
  • carro elétrico
  • jaguar
  • Rolls Royce

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • Presidente dos EUA, Donald Trump, e príncioe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman

    Trump Garante Promessa de Investimento Saudita de US$ 600 Bi em Viagem Pelo Golfo

  • O Que os Novos Restaurantes com Estrela Michelin no Brasil Têm de Especial

  • Magda Chambriard

    Petrobras Reforça Que Queda de Petróleo Pede Austeridade e Controle de Custos

  • Global Eggs Compra Granja Legaria na Espanha

  • mulheres investidoras

    Misturando Renda Fixa e Variável, Itaú Asset e B3 Lançam Primeiro ETF Híbrido do Brasil

  • Custo de expansão da infraestrutura de IA tem pressionado a lucratividade da Microsoft

    Microsoft Demite 3% de Sua Força de Trabalho

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.