Aberta em 2015, a Casa do Porco é o único restaurante brasileiro a figurar no ranking World’s 50 Best Restaurants – está na 39ª colocação geral e é o 6º da América Latina. A conversa com Jefferson acontece no lugar onde nascem os pratos que vão deixar críticos internacionais de boca aberta, além de provocar filas na rua Araújo: o Lab, laboratório de criação e treinamento da equipe de funcionários do grupo.
VEJA TAMBÉM: Renata Vanzetto e Jefferson Rueda entram para o guia La Liste 2020
Localizado no Edifício Copan, o Lab é o endereço de onde saem as experiências que desaguam em clássicos da casa, com a panceta com goiabada, o sushi de papada de porco e os espetos de linguiça e de costela de porco, servidos na degustação em uma minichurrasqueira. A apresentação de cada prato, diga-se, é um capítulo à parte em se tratando da Casa do Porco.
“Partimos sempre de um conceito, e desenvolvemos os pratos que queremos criar. Pode conter até um ato político, como falar sobre desperdício de alimentos, quebrar preconceitos e tabus… Esse pensamento envolve os ingredientes usados, os fornecedores, as técnicas empregadas e, claro, a apresentação, a parte visual de toda essa ideia. Comida é expressão.”
Jefferson explica que os pratos que viram sucesso na degustação acabam entrando no menu à la carte. “Nosso menu é orgânico: sempre sofre mudanças de acordo com as inspirações do chef, por algo que queira comunicar no momento através de uma receita. A última atualização do menu foi há um mês.” A próxima atualização deveria ser feita um mês após esta entrevista (realizada no meio de março). Mas inesperadamente entrou no cardápio brasileiro a epidemia do coronavírus e esses planos foram adiados – assim como a inauguração da Mercearia, o próximo negócio de Jefferson e Janaína.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.