No laboratório de inovação da MAC no Queens Center, em Nova York, os clientes terão a oportunidade de customizar suas próprias paletas, personalizar embalagens de produtos e experimentar virtualmente tons de maquiagem e até produções completas criadas pelos maquiadores da MAC. Cada experiência na loja tem como base a região em que o estabelecimento está localizado, em um sentimento de marca hiperlocal. Assim, as produções virtuais são criadas com base no que é tendência e popular perto de cada respectiva loja. “O artista é muito importante para a comunidade, e as comunidades são muito importantes para nós –e queremos enfatizar isso”, disse Pinatel.
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Produtos de cobertura total e maquiagem colorida ficaram em segundo plano durante quarentena, Pinatel espera que o alto glamour volte em grande estilo no pós-pandemia. “Será uma tendência duradoura. A moda de beleza vêm em ciclos: tivemos um ciclo de sete anos de maquiagem de alto glamour e, atualmente, a maquiagem mínima, com aspecto de pele limpa e natural, está tendo um momento. Mas os consumidores sabem que mesmo esse tipo de maquiagem não é uma experiência minimalista. E nós atendemos a tudo isso.”
Apesar da nova tendência, os testes virtuais não são uma novidade. Muitas marcas de cosméticos em lojas já tentaram experiências online, como com teste de tonalidade das sombras, mas acabaram falhando. No entanto, não existe espaço para objetivos incompletos nos planos de Pinatel para a MAC. O varejo com IA é firmemente o que ele acredita ser a próxima tendência. Mesmo assim, o consumidor prático está pronto para testar virtualmente seus tons de batom em um espelho de realidade aumentada? Pinatel afirma com segurança que MAC registrou um aumento de três vezes na com a experimentação virtual de maquiagem.
Além disso, os clientes não apenas poderão testar a tonalidade de maneira totalmente online e sem tocar no rosto, mas também poderão salvar a aparência em seus celulares para uma experiência sem compromisso. Isso dá aos consumidores a liberdade de ir para casa e pesquisar produtos e avaliações antes de tomar uma decisão de compra.
O lab no Queens Center não é um teste. Depois de tentar uma loja conceito virtual em Xangai no ano passado, a MAC teve um grande sucesso. O mais interessante é que 70% dos consumidores personalizaram cada produto que compraram utilizando a inteligência artificia.
Esse nível de varejo virtual levanta a questão final: os robôs terão um lugar permanente na beleza? Parece assim. Afinal, Pinatel confessou com veemência que “a MAC sempre liderou na inclusão”.
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