Atriz da série “Downton Abbey” é o novo rosto da Glenfiddich

Campanha com Michelle Dockery marca nova era para a indústria do uísque, que está em busca de diversidade, inclusão e inovação.

Felipe Schrieberg
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Reprodução/Forbes
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Atriz Michelle Dockery, de “Downton Abbey”, estrela nova campanha do uísque escocês Glenfiddich

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A celebrada marca escocesa de uísque Glenfiddich lançou uma nova campanha de marketing estrelada por Michelle Dockery, uma das protagonistas da saga “Downton Abbey”, para celebrar o espírito “aventureiro” da marca. As fotos e os vídeos mostram Michelle em Lyaness, premiado bar em Londres, acompanhada de uma garrafa Glenfiddich Grand Cru e um coquetel rob roy.

Michelle é conhecida por interpretar Lady Mary em “Downton Abbey” e como a protagonista de “The Gentleman”, filme de Guy Ritchie. A presença da atriz na campanha tem como objetivo fomentar a diversidade no consumo de uísque. As notas de imprensa oficiais afirmam que “a intenção é promover o progresso na percepção de uísque para novas audiências, ao quebrar padrões e encorajar maior inclusão de gênero na indústria”.

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Alguns podem desdenhar dessa “quebra de padrões”, ao levar em conta que uma mulher branca foi escolhida para promover diversidade. Ao mesmo tempo, um purista também pode ridicularizar a campanha, ao ver uísque sendo consumido em um coquetel e não puro.

Em defesa da Glenfiddich, o que parece ser uma publicidade legal, mas morna, para a própria empresa, na verdade, tem a ver com algumas novas tendências.

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Campanhas passadas de uísque que escolheram atrizes para suas propagandas não envelheceram bem. A ideia de usar mulheres como “isca” para chamar atenção de homens interessados na bebida não funciona mais. Em 2012, Christina Hendricks fez uma campanha para a Johnnie Walker, na qual lançava olhares sedutores. A campanha da Dewar da qual Claire Forlani fez parte também foi um desastre. Ver Michelle como uma mulher elegante e confiante e sem apelos sexuais é inovador.

A indústria está em um momento em que uma mulher que aparece bebendo uísque por ela mesma é algo ainda incomum e pode ser caracterizado como “quebra de padrões”.

Essa é parte da razão pela qual Michelle disse estar muito feliz em fazer parte da campanha: “O que me chamou atenção é que esse projeto incentiva a inclusão. Agora, mais do que nunca, é importante desafiar percepções e encorajar mudanças. Uísque não deveria estar fora do alcance de mulheres. Por isso, minha participação parecia certa. Foi uma pequena mudança da qual eu fiquei feliz em ter feito parte”.

Michelle disse ainda que estava animada em trabalhar com Misan Harriman, fotógrafo britânico nascido na Nigéria. Além de ser o primeiro homem negro a clicar uma capa da “Vogue” britânica em 104 anos, Harriman também tirou algumas das fotos mais icônicas do movimento Black Lives Matter.

“Ele é o fotógrafo do momento. É muito talentoso e consegue tornar as coisas fáceis. Ele entendeu exatamente que a Glenfiddich queria uma campanha que retratasse confiança e que se distanciasse de qualquer tipo de esteriótipo.”
É interessante notar que Harriman também aparece nos vídeos promocionais da Glenfiddich ao lado de Michelle, tirando fotos e dirigindo a atriz.

São iniciativas como essa que estão revolucionando o mercado, ao mostrar que o sexismo na indústria de uísque está sendo cada vez mais exposto, ao mesmo tempo que campanhas para promoção de diversidade são criadas. Glenfiddich, Michelle e Harriman estão mudando o cenário, ao mostrar que uísque é para todos, não importa como a pessoa escolha consumí-lo.

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