Conheça 22 árvores de Natal dignas de prêmio

Uma das poucas tradições intactas em tempos de Covid-19 ganhou muitas luzes e sofisticação em diferentes países do mundo.

Cecilia Rodriguez
Compartilhe esta publicação:
Reprodução/Forbes
Reprodução/Forbes

Bolas e luzes enfeitam uma árvore de Natal gigante dentro da Galeries Lafayette, loja de departamento na Champs-Elysees, em Paris (França)

Acessibilidade


Muitas tradições de Natal foram reduzidas, transformadas, ajustadas e, em alguns casos, canceladas, depois que governos de praticamente todo o mundo endureceram as medidas de segurança como resposta à pandemia de Covid-19. Mesmo nesse cenário, há muita gente trabalhando para não acabar totalmente com o espírito natalino.

As árvores fazem parte de uma das tradições capazes de conviver com o coronavírus. A maioria das cidades no mundo se esforçou para montar versões iluminadas e muito criativas.

VEJA TAMBÉM: Provamos 27 panetones e mostramos quais são os melhores

A tradição é antiga. “Antes do Natal, as árvores eram consideradas elementos de decoração indispensáveis para as festas de fim de ano”, diz a “CountryLivind”, revista norte-americana especializada em estilo de vida. “Como seres vivos, elas emanavam alegria durante os meses difíceis de inverno em muitas regiões do mundo.”

Há quem diga que a origem da tradição veio da Livônia Medieval (agora Estônia e Letônia) e da Alemanha, onde cristãos protestantes colocaram árvores decoradas em suas casas. Com o tempo, elas ganharam popularidade entre as classes sociais mais altas para além das regiões luteranas na Alemanha e nos Países Bálticos durante a segunda metade do século 19.

Inscreva-se para receber a nossa newsletter
Ao fornecer seu e-mail, você concorda com a Política de Privacidade da Forbes Brasil.

Tradicionalmente, as árvores eram decoradas com rosas feitas de papel, maçãs, wafers, ouropel e frutas cristalizadas. Os cristão moravianos começaram a iluminá-las com velas que, mais tarde, foram substituídas por luzes, após o surgimento da energia elétrica.

Desde então, a tradição ganhou força, novos adornos, versões originais e conquistou o mundo. Veja, na galeria de fotos a seguir, 22 árvores de Natal, de Washington a Paris e Rio de Janeiro, dignas de prêmio em 2020:

  • 1. Árvore de Natal da Galeries Lafayette, famosa loja de departamentos em Paris, França

    Reprodução/Forbes
  • 2. Vista da árvore de Natal no Rockefeller Plaza em Nova York, Estados Unidos

    Reprodução/Forbes
  • 3. Árvore de Natal iluminada na Old Town Square, em Praga, capital da República Tcheca. O famoso mercado de Natal foi cancelado por conta da pandemia de Covid-19 e das atuais restrições no país

    Reprodução/Forbes
  • 4. A árvore de Natal Nacional e o Monumento de Washington próximos à Casa Branca em Washington, D.C., Estados Unidos

    Reprodução/Forbes
  • 5. A Granary Square na King’s Cross, em Londres, apresenta o “tradicional nada tradicional” Natal com uma surpreendente árvore elétrica Nameton. Muitos eventos foram cancelados devido à pandemia, mas a capital inglesa está toda decorada com luzes

    Reprodução/Forbes
  • 6. Mais de 100 árvores de Natal e outras decorações, incluindo 25 mil luzes, enfeitam o pub Churchill Arms em Kensington, Londres. O bar é conhecido como o pub londrino mais festivo justamente por sua exibição anual de luzes

    Reprodução/Forbes
  • 7. A árvore de Natal na Praça São Pedro, no Vaticano

    Reprodução/Forbes
  • 8. Uma árvore de Natal incomum e com tecnologia de ponta foi instalada no centro de Vilnius, na Lituânia, e eleita pela organização de turismo European Best Destinations (EBD) como a “Árvore de Natal Mais Bonita de 2020 na Europa”. Ela parece uma pintura surrealista, com uma composição moderna de 24 metros de altura e rodeada por ramos naturais decorados com quase 4 quilômetros de luzes coloridas, 800 enfeites de prata e 150 metros de espelhos.

    Reprodução/Forbes
  • 9. Luzes natalinas e uma grande árvore decoram a Piazza Matteotti em Ruvo di Puglia, na Itália

    Reprodução/Forbes
  • 10. Árvore de Natal da Tiffany & Co. em um shopping center em Nanjing, Jiangsu, província da China

    Reprodução/Forbes
  • 11. Árvore de Natal e um anjo brilhante na Podgorze Market Square, na Cracóvia, Polônia

    Reprodução/Forbes
  • 12. Árvore de Natal na Galleria Vittorio Emanuele, em Milão. A Itália proibiu viagens e aglomerações durante o Natal e o Ano Novo devido ao aumento no número de mortes.

    Reprodução/Forbes
  • 13. Fogos de artifício durante a inauguração da árvore flutuante de 85 metros de altura na lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, Brasil. A árvore natalina flutuante mais alta registrada no Guinness World Records é iluminada por 3,1 milhões de luzes todas as noites até o final do ano.

    Reprodução/Forbes
  • 14. Árvore de 10 metros de altura feita por 2.021 garrafas de vinho em Shenyang, Liaoning, província da China

    Reprodução/Forbes
  • 15. Árvore de Natal na Cracóvia, Polônia

    Reprodução/Forbes
  • 16. Vista da árvore e decoração de Natal em um shopping center de Dublin, Irlanda

    Reprodução/Forbes
  • 17. Árvore de Natal no Brandenburg Gate em Berlim, Alemanha

    Reprodução/Forbes
  • 18. Árvore de Natal na praça principal de Estrasburgo, na França Oriental. O mercado natalino da cidade é o mais conhecido da região, com ruas iluminadas, grandes pinheiros, tradicionais chalés de madeira e muitos visitantes

    Reprodução/Forbes
  • 19. O Grand Place decorado com uma árvore de Natal em Bruxelas, Bélgica. Este ano, o tema da decoração é “renovação”

    Reprodução/Forbes
  • 20. Árvore de Natal no Martin Place em Sydney, Austrália. A árvore mais alta em Nova Gales do Sul é decorada com mais de 110 mil luzes de led, 3,4 metros de estrelas coloridas e 330 enfeites especiais brilhantes

    Reprodução/Forbes
  • 21. Árvore de Natal próxima à Catedral de São Basílio em Moscou, Rússia

    Reprodução/Forbes
  • 22. Árvore de Natal próxima ao minarete de uma mesquita e à torre do sino de uma igreja na cidade bíblica de Belém, Israel. Na cidade, as pessoas normalmente vão a congregações cristãs que estão fechadas este ano, devido às restrições da Covid-19. As autoridades palestinas impuseram um novo lockdown em diversas províncias da Cisjordânia e implementaram um toque de recolher nas noites e fins de semana para combater a circulação do vírus.

    Reprodução/Forbes

1. Árvore de Natal da Galeries Lafayette, famosa loja de departamentos em Paris, França

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Compartilhe esta publicação: