Stellantis lança Alfa Romeo elétrico

9 de fevereiro de 2022
Stellantis/Divulgação

SUV Alfa Romeo Tonale tem versão híbrida de 275 cv

A Stellantis apresentou ontem (8)  SUV Alfa Romeo Tonale, com o objetivo de expandir a presença do grupo no mercado premium e adicionar veículos eletrificados e conectados à internet em seu portfólio.

O novo modelo, batizado com o nome de uma passagem alpina no norte da Itália, competirá em um segmento povoado por alguns dos carros premium mais populares da Europa, como o BMW X1, o Mercedes GLA e o Audi Q3, da Volkswagen.

VEJA TAMBÉM: Novo Aston Martin DBX707 é o SUV de luxo mais potente do mundo

O Tonale inclui recursos integrados de assistente de voz da Amazon, Alexa. Os proprietários poderão escolher seu carro como local de entrega de encomendas, permitindo que entregadores destranquem as portas do veículo com segurança para deixar um pacote dentro dele.

“Isso marca um passo na direção de nosso grupo se tornar uma empresa de tecnologia”, disse o chefe da marca, Jean-Philippe Imparato, durante apresentação.

O Tonale, a ser montado na fábrica italiana de Pomigliano, é o primeiro veículo eletrificado da Alfa Romeo e é inicialmente oferecido com motorização híbrida bem como a diesel. Uma versão híbrida plug-in, com autonomia de até 80 quilômetros no modo totalmente elétrico, chegará ainda este ano.

Alguns analistas dizem que a marca Alfa Romeo pode fazer parte da estratégia da Stellantis na China, o maior mercado automotivo do mundo, onde o grupo tem ficado atrás da maioria dos concorrentes.

VEJA TAMBÉM: Os 5 carros de luxo mais aguardados de 2022

Imparato prometeu um novo lançamento da Alfa Romeo todos os anos até 2026, começando com o Tonale este ano. Isso deve incluir um SUV de tamanho menor, que deve ser fabricado na Polônia.

A partir de 2027, todos os novos veículos Alfa Romeo serão totalmente elétricos, disse ele.

O Alfa Romeo Tonale é baseado em uma antiga arquitetura da Fiat Chrysler, enquanto os primeiros modelos Stellantis construídos em uma nova plataforma compartilhada são esperados a partir do próximo ano.