Raridade, retrato da Rainha Elizabeth de Andy Warhol será exposto

13 de abril de 2022
Sotheby's

Retrato feito por Andy Warhol da Rainha Elizabeth, que ganhará seu jubileu de platina este ano

Um retrato raramente visto da rainha Elizabeth 2ª feito pelo artista pop Andy Warhol será exibido no próximo mês em Londres. A exposição, que conta com retratos de outras rainhas governantes da Grã-Bretanha, acontecerá como parte de uma mostra especial da Sotheby’s para o jubileu de platina da rainha, que marca seu 70º ano de reinado.

A exibição especial apresentará retratos de cada uma das sete rainhas reinantes da Grã-Bretanha – que governaram por direito próprio, não como esposa de um rei –, incluindo o quadro de 1985 da rainha Elizabeth 2ª por Andy Warhol. O quadro foi emprestado de uma coleção particular e foi baseado em uma fotografia tirada em 1977 da monarca para comemorar, na época, seu jubileu de prata (25 anos de reinado).

VEJA TAMBÉM: Os melhores looks de Kate Middleton na visita real ao Caribe

Outra raridade que será exposta é o mundialmente famoso Retrato da Armada da Rainha Elizabeth, da coleção privada Woburn Abbey, encomendado para celebrar a vitória britânica sobre a Armada Espanhola em 1588. Ele é amplamente considerado um dos melhores retratos da rainha da dinastia Tudor.

Sotheby's

Retrato da Armada da Rainha Elizabeth

Os retratos das outras cinco rainhas – Maria da Escócia, Vitória, Anne, Maria 1ª e Maria 2ª – não foram anunciados, mas serão emprestados de coleções “aristocráticas” e outros ilustres acervos britânicos, disse a Sotheby’s.

A casa de leilões também exibirá uma seleção de tiaras e joias aristocráticas, livros raros, manuscritos e encadernações de procedência real da realeza britânica e de famílias governantes europeias. Entre elas está uma cópia especial da Bíblia da Coroação de Elizabeth 2ª, que foi usada em sua cerimônia de coroação, na Abadia de Westminster, em 2 de junho de 1953.

A exposição acontecerá de 28 de maio a junho na galeria da Sotheby’s New Bond Street, em Londres, e incluirá programação especial com palestras, debates e apresentações musicais e dramáticas.

LONGO REINADO

96 anos é quanto Elizabeth completará na próxima semana, em 21 de abril, embora seu aniversário real oficial seja comemorado em junho com o desfile militar anual “Trooping the Colour”. Ela se tornou em 2015 a monarca com o reinado mais longo, quando superou a detentora do recorde anterior, sua tataravó, a rainha Vitória – que governou por 63 anos e 7 meses.

Rainha Elizabeth II

A rainha se tornou a primeira soberana britânica a passar sete décadas no trono em uma dinastia que remonta quase 1.000 anos

Elizabeth será a primeira governante britânica a marcar 70 anos no trono. A celebração do jubileu de platina acontecerá na primavera e verão europeu deste ano, com uma série de eventos em todo o Reino Unido, incluindo outras exposições e programas especiais em instituições culturais – como o Victoria and Albert Museum e o British Museum em Londres -, concertos, festas, desfiles e até um concurso de sobremesas.

COLECIONADORA DE ARTE

A rainha Elizabeth mantém o que se acredita ser a maior coleção de arte privada do mundo. A Royal Collection é composta por mais de 1 milhão de objetos – incluindo cerca de 7.000 pinturas –, mantida em 14 palácios e castelos reais e emprestada a museus em todo o Reino Unido, de acordo com o Guinness World Records. Alguns são de propriedade pessoal de Elizabeth, enquanto outros são de posse da Coroa, o que inclui trabalhos adquiridos por monarcas anteriores. Peças notáveis ​​da coleção incluem as Joias da Coroa e obras de Leonardo da Vinci, Rafael e Michelangelo.