Ter um passaporte “poderoso” pode, literalmente, te abrir muitas portas – ou fronteiras, para ser mais exato. É o caso do Japão, eleito o melhor passaporte do mundo na atualização trimestral do Henley Passport Index, um ranking que monitora o poder dos passaportes e classifica quais deles dão melhor acesso ao maior número de destinos pelo planeta. Ao todo, 199 diferentes passaportes e 227 destinos de viagem são analisados.
Assim como nas últimas edições, o passaporte japonês lidera o índice, dando acesso sem visto a 193 destinos – um número a mais do que o ranking anterior e um recorde para a lista. A Ásia continua a dominar o topo, com Cingapura e Coreia do Sul empatados no 2º lugar, com 192 destinos.
O restante dos primeiros lugares são da União Europeia. A Espanha subiu uma posição e agora divide a 3ª posição com a Alemanha, com uma pontuação de isenção de visto/visto na chegada de 190. Reino Unido e Estados Unidos caíram um ponto e estão hoje em 6º (187) e 7º lugar (186), respectivamente.
Agora ocupando a 19ª posição, uma a mais do que o último ranking, o passaporte do Brasil dá acesso livre a 170 destinos no mundo – assim como a Argentina.
Os portadores de passaportes russos estão “mais isolados do resto do mundo do que nunca”, segundo o levantamento, já que sanções, proibições de viagens e fechamento de espaço aéreo limitam os cidadãos a entrarem em outros países. A Rússia hoje ocupa o 50º lugar no ranking, com uma pontuação de isenção de visto/visto na chegada de 119.
O pior passaporte do mundo continua sendo do Afeganistão, com apenas 27. Iraque, Síria, Paquistão e Iêmen também estão entre as últimas posições do índice.
Confira a seguir os melhores passaportes do mundo:
- Japão – 193, 1ª posição
- Cingapura – 192, 2ª posição (empate)
- Coreia do Sul – 192, 2ª posição (empate)
- Alemanha – 190, 3ª posição (empate)
- Espanha – 190, 3ª posição (empate)
- Finlândia – 189, 4ª posição (empate)
- Itália – 189, 4ª posição (empate)
- Luxemburgo – 189, 4ª posição (empate)
- Áustria – 188, 5ª posição (empate)
- Dinamarca – 188, 5ª posição (empate)
- Holanda – 188, 5ª posição (empate)
- Suécia – 188, 5ª posição (empate)