Toujours Paris!

13 de agosto de 2022
Foto: Divulgação

Hóspedes da exclusivíssima Suíte Dior têm direito a visita guiada na vizinha Galerie Dior, novo espaço para mostras de moda na cidade

O mês de julho está marcado em vermelho na minha agenda: entre os dias 03 e 07, a semana da Haute Couture toma Paris com os desfiles das coleções Outono-Inverno. Claro que não só os eventos de moda fazem a sensação da temporada na cidade nessa época do ano. Há outras experiências, vivências, grandes e pequenos mimos a serem desfrutados. Por isso, compartilho aqui algumas dicas do meu caderninho particular. Espero que você possa aproveitar agora e em qualquer estação do ano. Porque Paris é sempre uma festa!

Leia mais: Costanza Pascolato, a sacerdotisa do chic

Orgulho pátrio: vista-se de Brasil

Não foram poucas as vezes em que fui elogiada pelo meu look enquanto assistia aos desfiles. E o denominador comum é que eram todos made in Brazil. É um prazer poder levar na mala de viagem o trabalho de designers e marcas nacionais, e usá-los em diversas ocasiões. Nesta temporada destaco o colar “Autorretrato”, da Sauer, uma homenagem a Tarsila do Amaral e aos 100 anos da Semana de Arte Moderna – e a divertida bolsa “Bienal”, feita à mão por Olympia Le-Tan, e com a curadoria “experta” de Amália Spinardi. Nada como parar o show com um toque de criatividade bem Brasil.

Sauer: www.sauer1941.com

Olympia Le-Tan: Passage des Deux Pavillons, 5 Rue des Petits Champs, 75001

Colar “Autorretrato”, da Sauer

De luxe: hospedagem sob medida

Ficar na Suite Dior 30 Montaigne é ter, literalmente, as chaves do ateliê original que monsieur Christian Dior abriu em 1946. Como hotel exclusivíssimo de um quarto só, o espaço está localizado no quarto andar da flagship store da maison, que passou por dois anos de renovação e abriu as portas em março, com “new look” assinado pelo arquiteto Peter Marino. A experiência inclui acesso aos ateliês de couture e à joalheria, bem como um tour privé à Galerie Dior, o maior espaço fixo para exposições de moda da cidade. Uma imersão total no universo da lendária grife francesa.

30 Av. Montaigne, 75008

Haute Cuisine: os sabores da moda

Há poucos passos da flagship Dior fica o L’Avenue, um dos meus restaurantes favoritos em Paris. Não esqueça de fazer reserva no Caviar Kaspia, preferência de nove entre dez fashionistas em trânsito na cidade. E se deixe encantar pelo menu tradicional do chef Tony Ducrocq, no Le Voltaire, fincado no piso térreo do prédio onde viveu o célebre escritor e polemista do seculo XVIII. Aproveite o verão e peça uma mesa na calçada.

L’Avenue: 41 Av. Montaigne, 75008

Le Voltaire: 27 Quai Voltaire, 75007

Kaviar Kaspia: 7 Pl. de la Madeleine, 75008

Souveniers: sucesso em vez de excesso

Depois de ver as coleções não há como resistir ao que está nas vitrines à la mode. Principalmente as edições limitadas – que fazem ótimos presentes. Na minha wishlist da vez, já estão a linha pet da Celine – tenho certeza que o Chuck, meu cachorro, vai adorar – e a caixinha de som Louis Vuitton, para carregar minha festa a qualquer hora e para qualquer lugar. Let’s dance.

Caixinha de som Louis Vuitton

Celine: 53 Av. Montaigne, 75008

Louis Vuitton: 101 Av. des Champs-Élysées, 75008

Com Mario Mendes, Antonia Petta e Sofia Mendes

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Artigo publicado na edição 98, de junho de 2022.