Marcos Proença inaugura salão de beleza de 760 m² em São Paulo

6 de outubro de 2022
Ruy Teixeira

O paulista Marcos Proença é o renomado hairstylist das celebridades

Entre muitos prédios e carros, a região central de São Paulo acaba de ganhar um oásis de beleza. Isso porque o mais novo salão do hairstylist das celebridades Marcos Proença – ou “Pro”, como ele é conhecido por suas clientes mais assíduas, entre elas atrizes globais – foi inaugurado hoje (6) no bairro do Jardim Paulistano, com nada menos que 760 metros quadrados de espaço.

Concebido por Proença junto à atriz e sócia Flávia Alessandra – o segundo salão fruto da parceria, que já havia inaugurado uma unidade na Vila Nova Conceição -, a ideia é que o novo empreendimento funcione como uma exclusiva boutique de cabelos, um espaço imersivo em meio ao cenário urbano. Nesse sentido, 160 metros quadrados são destinados a um jardim tropical, criado pela paisagista Fernanda Sahyorun com espécies nativas do Brasil.

Ruy Teixeira

Esse é o segundo espaço de beleza que Proença e Flávia Alessandra abrem como sócios

“Queríamos muito essa conexão das clientes com a natureza. Fizemos uma área verde enorme, com palmeiras, árvores e muitas plantas, que ajudou a diminuir o impacto de emissão de carbono, além de ajudar a contribuir com o meio ambiente”, conta o cabeleireiro. Para além da contemplação, clientes poderão fazer tratamentos e terapias capilares na área externa, olhando para o céu e as plantas, já que lavatórios foram instalados em meio ao jardim. “É um spa ao ar livre.”

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O design do novo salão na Avenida Europa, que substituirá a antiga unidade de mais de uma década no mesmo bairro, foi projetado pelo escritório de arquitetura Carolina Maluhy & Partners. A parte interna, uma casa de dois andares, contará com três salas de maquiagem, 32 bancadas e o espaço de spa.

Ruy Teixeira

Grafismos indígenas de mulheres Kayapó aparecem por todo o espaço do novo salão

Segundo Carolina, o conceito do projeto partiu da junção entre brasilidade e o poder feminino – já que esse é o público majoritário no salão, não só da parte de clientes, mas também de funcionários. Para isso, a arquiteta escolheu referências estéticas dos grafismos indígenas de mulheres Kayapó. O design em preto e marfim aparece por todo o espaço, desde as estampas do mobiliário até as louças e os quimonos da equipe.

Outros elementos incluem pé direito duplo, muita luz natural e bancadas de serviço que se assemelham a camarins de teatro. “Gosto de pensar que as clientes estarão sob várias luzes de camarins e sairão de lá prontas para o show”, diz Proença sobre as lâmpadas, pensadas especialmente para valorizar a pele e não alterar a cor dos cabelos.

Na última terça-feira (4), Proença e Flávia promoveram um evento para apresentar o novo salão aos clientes. A inauguração contou com a presença de diversas famosas, como Daniela Cicarelli, Mariana Weickert, Gabriela Duarte, Isabeli Fontana e a empresária Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza.

Enzo Faé

Marcos Proença, Luiza Trajano, Flávia Alessandra e Lele Saddi